O ex-ministro da Saúde e pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa, Marcelo Queiroga, surge em um vídeo apreendido pela Polícia Federal, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro destaca a necessidade de agir antes das eleições para evitar que o Brasil se transformasse em “uma grande guerrilha”. A gravação é proveniente de uma reunião da alta cúpula do governo ocorrida em 5 de julho de 2022.
O vídeo foi divulgado pela jornalista Bela Megale, do jornal O Globo, e revela parte da discussão sobre a chamada “dinâmica golpista”. Na ocasião, Bolsonaro expôs a ministros a importância de tomar medidas antes das eleições como estratégia preventiva.
Marcelo Queiroga, ao comentar sobre o vídeo, defendeu a normalidade das discussões e argumentou que não há conteúdo no vídeo que Bolsonaro já não tivesse expressado publicamente. Segundo Queiroga, as ideias discutidas na reunião alinham-se com posicionamentos anteriores do presidente.
“Não há nada nesse vídeo que o presidente Bolsonaro não tenha externado publicamente. Mesmo antes de ser eleito presidente da República, ele defendeu o aprimoramento do processo eleitoral. Em outras oportunidades, outros políticos, inclusive da esquerda, também defenderam aprimoramento do sistema”, afirmou o ex-ministro à CBN.
VEJA O VÍDEO DA REUNIÃO
🇧🇷 Veja o vídeo da reunião que embasou a megaoperação de ontem contra Jair Bolsonaro, ex-ministros, ex-assessores e militares.
Furo da @BelaMegale, do O Globo.pic.twitter.com/ZKjQcIrnUs
— Eixo Político (@eixopolitico) February 9, 2024