O vereador Marcos Henriques (PT) reagiu, nesta quinta-feira (4), às declarações de grupos de direita que continuam apontando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como possível pré-candidato à Presidência da República em 2026. Em entrevista ao Política&etc, o parlamentar afirmou que a narrativa é “politicamente conveniente”, mas sem qualquer sustentação jurídica, já que Bolsonaro cumpre pena em regime fechado.
“Bolsonaro teve direito à defesa, foi preso e está encarcerado hoje por afronta à Constituição e aos poderes constituídos do nosso país. Ele pode ser candidato, sim… a síndico do presídio, a síndico da Papuda. Aí ele pode ser candidato e acredito até que ganha, porque ele é um dos presos de mais alta perigosidade que tem lá”, ironizou.
O ex-presidente foi condenado pela Primeira Turma do STF a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar um plano de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Para o vereador, qualquer defesa de candidatura presidencial é apenas “retórica política” para mobilizar apoiadores, mas não encontra respaldo na legislação eleitoral nem na situação jurídica de Bolsonaro.






