Blog Gutemberg Cardoso

Misoginia
Ministro Bolsonaro faz post machista contra mulheres de esquerda e petistas após presidente ser alvo de críticas por falas durante evento de 7 de Setembro

O ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Augusto Heleno, fez uma publicação com teor misógino contra mulheres de esquerda.

Uma imagem publicada na noite de ontem no status de sua conta no WhatsApp mostra uma charge representativa da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e das deputadas Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Maria do Rosário (PT-RS) e Benedita da Silva (PT-RJ) sob o título “PT manda sua tropa de canhões provar que Bolsonaro não é imbroxável”.

O gabinete do ministro não retornou às tentativas de contato do, mas fontes da pasta ouvidas pela reportagem disseram que a publicação tem caráter pessoal e não institucional.

A manifestação de Augusto Heleno ocorre depois de o presidente Jair Bolsonaro (PL) ter sido alvo de críticas por, com tom machista, ter entoado gritos de que seria “imbrochável” em seu discurso a apoiadores durante os eventos de 7 de Setembro, na última semana. Na ocasião, o mandatário ainda comparou Michelle Bolsonaro com outras primeiras-damas.

Durante transmissão em suas redes sociais, o mandatário afirmou que a alcunha não foi uma autoafirmação de virilidade, mas sim seria uma alusão ao fato de resistir a supostos ataques diários contra seu governo.

“Eu sou ‘imbrochável’ porque eu resisto, porque eu não vou dar para trás. Porque nós reagimos como estamos fazendo. Vou reagir a tudo isso”, disse.

O que dizem Dilma e congressistas? Procuradas para comentar sobre a publicação do ministro-chefe do GSI, apenas Benedita da Silva, por enquanto, já se manifestou.

“Não é apenas Bolsonaro que tem ódio das mulheres, que vive na idade média e não aceita o espaço que as mulheres ocuparam na sociedade, na política, no mercado de trabalho. O ódio às mulheres também é marca dos seus principais ajudantes, como o aposentado ex-general Heleno, que, talvez temendo o crescimento do espaço das mulheres nas forças armadas, publica um desenho machista e ofensivo a todas as mulheres”, disse a deputada.

A ex-presidente Dilma e as deputadas Jandira Feghali e Maria do Rosário ainda não comentaram a publicação.