MORO, MICHELE, ZEMA OU TARCÍSIO? Pesquisa revela que candidatos da direita tem potencial para enfrentar Lula em 2026

Quase um ano após a eleição acirrada entre Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, o cenário político para as eleições de 2026 ainda permanece polarizado. Segundo dados da pesquisa “A Cara da Democracia”, Lula é melhor avaliado em comparação com Bolsonaro, enquanto o governador paulista Tarcísio de Freitas emerge como favorito para liderar a direita, embora fragmentada.

A pesquisa, realizada entre 22 e 29 de agosto pelo Instituto da Democracia (IDDC-INCT) com financiamento do CNPq, revela que 35% dos entrevistados consideram o governo de Lula como ótimo ou bom, em comparação com 30% que tinham a mesma opinião sobre Bolsonaro em setembro de 2022. Além disso, 37% têm uma visão muito positiva do petista, enquanto 51% têm uma opinião negativa ou pouco positiva sobre o ex-presidente.

O governador paulista Tarcísio de Freitas lidera a pesquisa, com 17%, seguido pelo ex-juiz Sergio Moro com 12%, pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro com 11% e pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, com 6%.

Tarcísio e Zema têm abordagens diferentes para conquistar o eleitorado bolsonarista. O primeiro busca adesão de bolsonaristas moderados, enquanto o segundo procura respaldo de segmentos mais radicais. A pesquisa revela que 14% dos entrevistados ainda não sabem quem será o herdeiro de Bolsonaro, e 7% ainda veem Bolsonaro como o melhor candidato, apesar de sua inelegibilidade.

Embora não haja um nome capaz de agregar tanto quanto Bolsonaro, a pesquisa mostra que há um eleitorado conservador significativo no país, distante do que Lula representa. O Brasil possui o dobro de eleitores de direita em relação à esquerda, e a maioria é contra a legalização do aborto (79%) e a descriminalização das drogas (70%).

Michelle Bolsonaro é a mais vocal sobre essas questões e tem apelo entre os eleitores que “gostam muito” de Bolsonaro. No entanto, 28% dos apoiadores do ex-presidente acreditam que Tarcísio será o herdeiro político de Bolsonaro, empatando com Michelle, que tem 29%.

A pesquisa indica que os filhos de Bolsonaro não estão em alta na bolsa de apostas para a sucessão presidencial, com apenas 3% dos entrevistados acreditando que algum deles poderá eventualmente substituir o ex-presidente nas urnas.

Embora a melhora na economia seja uma percepção positiva no governo Lula, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ainda não capitalizou essa percepção. Apenas 14% dos eleitores têm uma opinião muito positiva sobre Haddad, enquanto 48% têm uma opinião negativa ou pouco positiva.

Com informações do O Globo

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

Marcelo Queiroga e Jhony Bezerra saem na frente ao receberem mais apoio na primeira semana – Por Gutemberg Cardoso 12 de outubro de 2024 Marcelo Queiroga e Jhony Bezerra saem na frente ao receberem mais apoio na primeira semana - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Confira a história de 3 prefeitos da PB: um vaqueiro, uma babá e um gari; Candidato fica revoltado ao receber 16 votos; e vice-prefeito mais jovem do Brasil é da cidade de Salgadinho 11 de outubro de 2024 DESTAQUES: Confira a história de 3 prefeitos da PB: um vaqueiro, uma babá e um gari; Candidato fica revoltado ao receber 16 votos; e vice-prefeito mais jovem do Brasil é da cidade de Salgadinho DESTAQUES: 221 prefeitos foram eleitos, a maioria ligada ao Governo; Jingle de campanha de Bruno gera acusações de xenofobia; e em Riacho dos Cavalos, prefeito perde eleição para jovem de 24 anos 10 de outubro de 2024 DESTAQUES: 221 prefeitos foram eleitos, a maioria ligada ao Governo; Jingle de campanha de Bruno gera acusações de xenofobia; e em Riacho dos Cavalos, prefeito perde eleição para jovem de 24 anos DESTAQUES: Qual será a posição de Veneziano e o MDB em JP e CG?; PSDB de Pedro está condicionando apoio para Queiroga; e Buba Germano diz que prefeito de Picuí teria colocado câmeras para filmar eleitores 9 de outubro de 2024 DESTAQUES: Qual será a posição de Veneziano e o MDB em JP e CG?; PSDB de Pedro está condicionando apoio para Queiroga; e Buba Germano diz que prefeito de Picuí teria colocado câmeras para filmar eleitores DESTAQUES: 2º turno em JP terá união de Ricardo Coutinho e João Azevêdo?; confira as cidades onde os prefeitos perderam a reeleição; e veja os municípios onde a disputa foi voto a voto 8 de outubro de 2024 DESTAQUES: 2º turno em JP terá união de Ricardo Coutinho e João Azevêdo?; confira as cidades onde os prefeitos perderam a reeleição; e veja os municípios onde a disputa foi voto a voto

Está no Hype

Go to Top