MOVIMENTO CALCULADO: Felipe Leitão deixa zona de conforto e aposta alto ao declarar apoio a Cícero Lucena

O deputado estadual Felipe Leitão decidiu sair da zona de conforto político e assumir um movimento de risco calculado ao se alinhar ao projeto de eleição do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, ao Governo do Estado. Bem votado nas últimas eleições, Leitão construiu sua base política em Bayeux, quarto maior colégio eleitoral da Paraíba, com cerca de 73 mil eleitores — número superior ao de Patos, que tem aproximadamente 66 mil votantes.

Bayeux é, hoje, a maior cidade administrada pelo PSB no estado e um dos principais redutos eleitorais do deputado. A força política local também passa pela atual prefeita Tacyana Leitão, que registra cerca de 60 a 70% de aprovação popular, ampliando o capital político do grupo. Atualmente, oito prefeitos orbitam a influência do deputado: cinco alinhados a Cícero Lucena e três ao projeto liderado por Lucas Ribeiro.

Ao tomar posição, Felipe Leitão sinaliza independência política e disposição para crescer no jogo majoritário. Em caso de vitória de Cícero, o deputado tende a ganhar projeção ainda maior, consolidar espaço institucional e disputar com força os dois biênios da presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Ele também é apontado como um dos nomes capazes de indicar o vice na chapa do vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, na sucessão em 2028.

Mas o movimento não é isento de riscos. Se Cícero Lucena for derrotado, Felipe Leitão mantém o mandato e não faltará coragem para exercer o papel de oposição. Sua atuação política se concentra principalmente em duas cidades estratégicas — Bayeux e João Pessoa — ambas diretamente ligadas à gestão de seus aliados.

Mágoas e rupturas

A decisão também foi influenciada por desgastes acumulados. Entre as principais mágoas estão o não atendimento, no tempo esperado, de pedidos feitos ao governo do Estado, alguns deles somente considerados cerca de um ano depois. Outro ponto sensível foi a ascensão da vereadora Eloah, vista como um obstáculo político para Felipe Leitão, sobretudo pela ocupação de aliados dela na administração pública local.

Consequências imediatas

O gesto de Felipe Leitão tem impacto desivo na política do próximo ano. Primeiro, fortalece Cícero Lucena em um momento em que o prefeito precisava de uma boa notícia para o seu projeto eleitoral. Segundo, influencia outros deputados e prefeitos que ainda estavam em dúvida, estimulando novas adesões e reposicionamentos políticos.

Com a decisão, Felipe Leitão reafirma protagonismo, amplia seu raio de influência e assume um papel central na disputa que começa a desenhar o cenário eleitoral na Paraíba.