As eleições municipais de 2024 acontecem em outubro. A expectativa é grande para muitos municípios, em especial João Pessoa. Nos bastidores, os vereadores já iniciaram as articulações internas para definir o futuro partidário.
Muito deles estão mantendo conversas com outras legendas para poder mudar de sigla até abril deste ano, período limite para regularizarem a situação política. Apenas vereadoras e vereadores eleitos em 2020 e que vão se candidatar no pleito deste ano podem aproveitar a janela.
No MDB, por exemplo, o vereador Mikika Leitão, que ocupava o cargo de presidente em João Pessoa, vai deixar a sigla para se filiar ao Republicanos. A decisão está prevista para ser anunciada nas próximas semanas, conforme informações de bastidores. O parlamentar resolveu sair do partido por conta do apoio à pré-candidatura de Ruy Carneiro (Podemos).
Além dele, o MDB contava com mais dois vereadores na Câmara. Recentemente, Marcelo da Torre anunciou a desfiliação do partido pelos mesmos motivos. Conforme informações apuradas pelo Blog, ele foi convidado para participar do PSB do governador João Azevêdo, e deve aceitar o convite.
Já o vereador Coronel Sobreira também vai deixar a sigla e deve se filiar ao Novo, do pastor Sérgio Queiroz, de quem é aliado. Ao Blog, o parlamentar confirmou a especulação e garantiu que em breve fará o anuncio de sua nova legenda.
No PRD, partido que surgiu da união entre Patriota e PTB, Guga Oliveira acabou sendo rifado ao querer assumir a liderança municipal. Em entrevista à imprensa paraibana, ele declarou que usará a janela partidária para voltar ao Progressistas, do prefeito Cícero Lucena.
Outro que deve aparecer no PP é o Coronel Kelson, que também ocupava o PRD. Segundo o vereador, a filiação ao partido é um gesto de agradecimento por viabilizar sua ascensão ao Legislativo municipal. É esperado que nos próximos dias, ele faça o anúncio de mudança partidária e declare sua candidatura ao pleito da Capital.
Ainda no PRD, é cotado a possibilidade de Marcílio do HBE deixar a legenda para também se filiar ao PP. O vereador é muito próximo de Cícero e compõe a base de aliados do prefeito. Segundo Marcílio, ele aguarda a nova direção de seu partido decidir quem apoiará na Capital. O parlamentar também lembrou que, por conta da fusão entre Patriota e PTB, ele tem a prerrogativa de se filiar a outra sigla, caso não concorde com os rumos que a nova agremiação tome na Paraíba.
Avante é o partido que mais se movimenta em busca de novos vereadores
Por sua vez, o Avante está caminhando para se tornar o maior partido pessoense. Os vereadores Bruno Farias (Cidadania), Luiz Flávio (PSDB) e Marcos Bandeira (PMB) já aproveitaram o período de janela partidária e confirmaram a ida para o partido comandado pelo prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo e o vereador Chico do Sindicato.
Além dos nomes citados, o Avante aguarda a definição de dois parlamentares que também atuam na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Thiago Lucena (PRTB) e Pé de Aço (PMB). Ambos já realizaram encontros prévios com a legenda.
Contudo, apesar de novos nomes chegarem, outros podem sair. O presidente da Câmara Municipal Dinho Dowsley, e o Professor Gabriel cogitam deixar o partido, segundo informações que chegaram ao Blog. O primeiro está sendo especulado no PSD que, na Paraíba, é comandado pela senadora Daniella Ribeiro, e o segundo para o PSB, que traz o governador João Azevêdo como líder maior.
PV pode ter desfalques
Os vereadores, Bosquinho e Milanez Neto não confirmaram a permanência no partido para a disputa eleitoral deste ano.
Milanez destacou sua trajetória na legenda e agradeceu o acolhimento que sempre recebeu. Contudo, revelou que deve “amadurecer” a decisão de continuar no partido. Nos bastidores, cogita-se a possibilidade dele migrar para o Progressistas.
Bosquinho, por sua vez, afirmou que a sua permanência no partido depende de uma avaliação que deve ser feita com sua base. Ele disse que em breve deve anunciar sua posição para as eleições de 2024. Assim como Milanez, Bosquinho vem sendo especulado no PP.
O vereador Emano Santos (PV) é o único que confirmou sua permanência no partido para disputar a reeleição este ano.