NA MIRA: Temendo atentados Lula usa pasta à prova de balas e limita comidas sob risco de envenenamento

Desde o final do mês passado, a segurança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi reforçada com a chegada de seis pastas balísticas — equipamento com a aparência de uma mala de viagem, mas que, aberta e desdobrada em três partes, se transforma em um escudo antibalas. A pasta pôde ser vista no comício feito ontem por Lula na quadra da Portela, no Rio de Janeiro, nas mãos de um agente da PF, sempre postado próximo ao ex-presidente.

Jair Bolsonaro, cuja segurança física é responsabilidade do GSI, já usa o equipamento rotineiramente. As seis pastas balísticas destinadas à proteção de Lula chegaram em setembro.

Na semana passada, a equipe da Polícia Federal responsável pela segurança do candidato do PT prendeu um homem que participaria da montagem da estrutura de um palanque usado pelo ex-presidente.

Foi a quinta prisão efetuada pela PF desde a entrada dos agentes campanha, no início de agosto, quando as candidaturas dos presenciáveis foram oficializadas. Nenhuma dessas prisões esteva relacionada diretamente com a segurança do petista.

O que ocorre é que todos os colaboradores não fixos chamados a prestar serviços à campanha passam por um levantamento policial destinado a averiguar se possuem antecedentes criminais. Foi nessa varredura que a PF identificou cinco foragidos com prisão preventiva decretada por crimes diversos.

Até agora, o delegado da Polícia Federal responsável pela segurança do ex-presidente, Andrei Augusto Passos Rodrigues, pediu a abertura de três inquéritos para investigar ameaças contra Lula. O mais recente foi contra o empresário de Santa Catarina, Luiz Henrique Crestani, que postou em uma rede social um vídeo em que usa a imagem de Lula como alvo para disparos de espingarda.

Lula também não tem aceito comida cuja procedência não foi checada antes pela segurança.

O temor é que ele seja envenenado. Assim, a regra é, fora de casa, só se alimentar com o que passar pelo crivo da segurança.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70%  19 de abril de 2024 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70%  DESTAQUES: O sonho de Lula é eleger João Azevêdo e Poliana Dutra em 2026; candidatura de Romero vira aposta em CG; e Wilson Santiago aparenta estar omisso na briga para mudar o secretário de educação 18 de abril de 2024 DESTAQUES: O sonho de Lula é eleger João Azevêdo e Poliana Dutra em 2026; candidatura de Romero vira aposta em CG; e Wilson Santiago aparenta estar omisso na briga para mudar o secretário de educação DESTAQUES: Galdino diz que Republicanos vai indicar o vice de Romero em CG; Aguinaldo foi escolhido líder da maioria no congresso; e Júnior Araújo não pensa em formar um g8 ou g11 na ALPB 17 de abril de 2024 DESTAQUES: Galdino diz que Republicanos vai indicar o vice de Romero em CG; Aguinaldo foi escolhido líder da maioria no congresso; e Júnior Araújo não pensa em formar um g8 ou g11 na ALPB DESTAQUES: Daniella Ribeiro será senadora em 2026; presidente do Sousa deve ser o vice do prefeito Tyrone; e Domiciano Cabral foi relapso e abandonou a defesa de Sara Cabral 16 de abril de 2024 DESTAQUES: Daniella Ribeiro será senadora em 2026; presidente do Sousa deve ser o vice do prefeito Tyrone; e Domiciano Cabral foi relapso e abandonou a defesa de Sara Cabral DESTAQUES: Bolsonaro dá esporro em Queiroga e Sérgio Queiroz; PL decidiu que não vai apoiar filho de Wellington Roberto em CG; e Sara Cabral não pode concorrer em Bayeux 12 de abril de 2024 DESTAQUES: Bolsonaro dá esporro em Queiroga e Sérgio Queiroz; PL decidiu que não vai apoiar filho de Wellington Roberto em CG; e Sara Cabral não pode concorrer em Bayeux

Está no Hype

Go to Top