Acontece, neste domingo, a eleição interna do PT em todo o Brasil, o chamado PED, processos de eleições diretas. A grande disputa, a nível nacional, apresenta quatro candidatos: Edinho Silva, do Movimento CNB, que é o candidato de Lula, o outro candidato muito forte é o atual presidente Rui Falcão, da Tendência à Independência, ele é deputado federal, já foi presidente várias vezes. O terceiro candidato é Romênio Pereira, do Movimento PT, e o quarto candidato é Valter Pomar, do Movimento Articulação de Esquerda. Dessas disputas, o favoritismo é de Edinho, a quem aposta que ele pode ganhar no primeiro turno. No entanto, a disputa é muito apertada. O presidente Lula já disse que não vai votar, porque a sua agenda não permite ele estar no Brasil para exercer o seu voto. Como todos sabem, Gleisi Hoffmann era presidente, e em março deste ano teve que renunciar para assumir o Ministério. Rui Falcão é o atual presidente e candidato à reeleição. Eu “cravo” que Edinho é o grande favorito, pode ir para um segundo turno com Rui Falcão, mas não será surpresa se ele ganhar no primeiro turno.
A disputa para a presidência estadual aqui na Paraíba também é bastante apertada. Cida, a deputada estadual, é forte candidata a quem diga que ela pode ganhar no primeiro turno, mas não é fácil. Ela tem o apoio do atual presidente Jackson e de setores da prefeitura de João Pessoa e do governo do estado João Azevedo. O segundo candidato é Arimatéia França, que tem o apoio do vereador Marcos Henriques. Se houver um segundo turno, fatalmente será ele e Cida aqui na Paraíba. O outro candidato é Carlinhos do PT, um bancário da cidade de Sousa, o Carlinhos Guedes. E o quarto candidato é Luizinho, que é apoiado pelo deputado federal Luiz Couto. Carlinhos do PT tem também o apoio de Cartaxo e de Ricardo Coutinho. Na Paraíba, cerca de 120 cidades vão às urnas neste domingo nesta eleição. Já o pede em João Pessoa, a presidência do partido, a disputa será entre Nino, que é apoiado por Cida, e Feitosa, que tem o apoio de Arimatéia e de outros segmentos. Para ser decidido neste primeiro turno, no domingo, o candidato terá que ter 50% dos votos mais um. Há uma probabilidade de Feitosa levar essa parada no primeiro turno.
Já na cidade de Campina Grande, a disputa também é bastante apertada. O candidato Pedro Neto tem o apoio de Hermano Nepomuceno, o atual presidente, que não quis concorrer à reeleição. É provável que ele possa vencer também no primeiro turno. Os outros candidatos são Alan Gomes, um advogado do PT, e o terceiro candidato é Mauro Plácido, um nome muito importante em Campina Grande do Partido dos Trabalhadores. Eu “cravo’ que pode dar Pedro no primeiro turno ou o segundo turno com Pedro e Alan.
Estas eleições deste domingo são importantes para a vida do Partido dos Trabalhadores. Como todos sabem, o presidente Lula já disse na Argentina que poderá ser o primeiro presidente da República com quatro mandatos, ou seja, ele deixa claro que quer disputar novamente as eleições do próximo ano. E estas eleições nacionais do PT têm muita importância, as tendências que querem a sua reeleição são bastante fortes. No entanto, poderemos ter surpresa, como em qualquer eleição tem sido assim.
Portanto, eu cravo que Edinho Silva deve ser o presidente nacional do PT, porque o apoio de Lula é muito forte, Cida Ramos, muito forte na Paraíba, deve ser também eleita no primeiro ou segundo turno, o diretório municipal pode ficar com Feitosa, que também pode ganhar no primeiro turno, e em Campina Grande, Pedro Neto, é o nome mais forte. Mas como se sabe que no PT há muitas divergências, poderemos ter segundo turno em algumas dessas disputas. Afinal, o PT precisa se fortalecer, e uma demonstração de que a base do partido está ficando viva novamente, defendendo o governo, foi o último episódio da derrota do governo Lula do IOF na Câmara, nesse embate com Hugo Motta. Os petistas foram para defender Lula, defender o governo, criticando até duramente o presidente. Presidente da Câmara, Hugo Motta. Eleição é sempre importante e o PT é o único partido em que todos os filiados votam para escolher os diretórios municipais, estaduais e nacional. É uma diferença em relação aos demais partidos.
Pelo sim ou pelo não, esta é a minha opinião.