Nesta quinta-feira (27), o jornal norte-americano The New York Times publicou um editorial e fez um vídeo de mais de 6 minutos explicando didaticamente a importância da queda do presidente Jair Bolsonaro (PL) para a sobrevivência do planeta. O texto e a gravação destacam que o ex-presidente Lula (PT) pode salvar a Amazônia e o mundo derrotando o ex-capitão.
“Para o futuro da vida humana neste planeta, há apenas uma escolha certa”, diz o editorial, que acusa Bolsonaro de querer “sacrificar” a Amazônia e afirma que Lula já “provou que pode ser duro com o crime ambiental” quando foi presidete.
Leia alguns trechos:
Em 30 de outubro, os brasileiros vão às urnas para eleger seu próximo presidente. Mas está em jogo algo muito mais importante do que apenas a liderança de uma das maiores economias do mundo.
Quem vencer herdará o controle de mais da metade da floresta amazônica e, por extensão, determinará as condições para a vida futura na Terra. (…)
Por conta das crescentes taxas de desmatamento sob o presidente Jair Bolsonaro, o ecossistema da Amazônia está à beira da catástrofe. A perda de milhões de árvores já causou diminuição das chuvas. As áreas ainda não transformadas em fazendas devem mudar de floresta densa para savana seca à medida que a Amazônia atinge um “ponto de inflexão’” – de uma degradação em espiral da qual não há retorno.
Esse colapso será sentido muito além da Amazônia. As chuvas em dois continentes, inclusive nas áreas agrícolas da Califórnia, vêm da Amazônia. Medicamentos que salvam vidas são derivados de sua espécie. Bilhões de toneladas de carbono são mantidos em suas árvores. Nossa dependência desse ecossistema não pode ser exagerada.
O presidente Bolsonaro é desafiador em seu desejo de sacrificar a Amazônia, suas reservas de conservação e terras indígenas ao agronegócio e ao “desenvolvimento”. Seu adversário, Luiz Inácio Lula da Silva, promete acabar com a destruição e provou que pode ser duro com o crime ambiental, após entregar resultados em dois mandatos anteriores.
Para muitos brasileiros, esta será uma eleição dolorosa entre dois candidatos profundamente falhos. Mas para o futuro da vida humana neste planeta, há apenas uma escolha certa.
Veja o vídeo:
For many Brazilians, this has been a painful election, bitterly fought between two flawed candidates. But for the future of human life on this planet, there is only one right choice, say @AgnesBridge and Alessandra Orofino. pic.twitter.com/WFMKc029KT
— New York Times Opinion (@nytopinion) October 27, 2022