NOVA GERAÇÃO X VELHAS RAPOSAS: Márcio, Galego e Gemilton se juntam para tentar vencer Dr.Jarques em São Bento

As articulações para as eleições municipais de 2024 estão a todo vapor. Uma das disputas mais interessantes será no sertão da Paraíba, mas precisamente em São Bento.

A terra mundial das redes é um dos municípios mais divididos politicamente no estado. Três famílias tem conquistado o poder nos últimos 40 anos, os Souzas, os Robertos e os Lúcios.

Em 2024 teremos um duelo de gerações que mais uma vez englobará membros dessas dinastias. O Prefeito Dr. Jarques Lúcio tem 42 anos e conseguiu se eleger em 2016, com apoio do ex-Prefeito Márcio Roberto em uma disputa contra o então Prefeito e sobrinho de Galego Souza, Gemilton Souza. O Prefeito retribuiu o favor e apoiou o grupo dos Robertos, em duas disputas pela Assembleia. Jullys em 2018 e Márcio em 2022.

Jarques se reelegeu em 2020 contra Galego Souza, ratificando a força política de um gestor estreante, que mesmo apoiado por Márcio, demonstrou ser uma das grandes liderança do sertão e um dos representante da nova geração da política paraibana.

O ambiente que parecia coeso por seis anos e quatro eleições, acabou de forma súbita no começo de 2023. A gota d`água teria sido uma votação na Câmara de Vereadores, onde um aliado de Márcio votou contra o Prefeito e a filha do Secretário de Articulação, teria se ausentado da sessão para prejudicar o Prefeito. Um outro problema relatado na nota que Dr. Jarques soltou após o rompimento, é de que Márcio Roberto quebrou o acordo no qual, o Prefeito o apoiaria no seu pleito para deputado estadual na campanha de 2022 e Roberto apoiaria o candidato indicado pela situação ao pleito para prefeito de São Bento nas eleições de 2024.

Márcio não teria cumprido sua parte no acordo, ao apoiar publicamente um candidato que é adversário político da situação e que vem fazendo repetidos ataques a gestão de Jarques. O Secretário afirma que a relação com o Prefeito já estava desgastada a alguns meses, principalmente após a perda dos direitos políticos de Roberto, que culminou com a perda de seu mandato de Deputado Estadual.

Essa briga acabou unindo dois rivais históricos com mais de 30 anos de intensas disputas em São Bento. O Deputado Estadual Galego Souza e Márcio Roberto. Roberto ficou no poder de 1997 a 2004 e Galego de 2005 a 2012. Nas eleições seguintes, seus grupos se digladiaram pelo poder, com Galego vencendo em 2012, ao apoiar seu sobrinho Gemilton, contra o filho de Márcio, Jullys. E Roberto contribuindo nas duas vitórias de Jarques.

De acordo com informações de uma fonte da cidade, o acordo entre Márcio e Galego para 2024 já está muito bem costurado. Galego irá indicar o candidato a Prefeito, que será o empresário e ex-Vereador e Presidente da Câmara, Marcos Davi. Roberto definirá o Vice, no caso o também empresário Rafinha Banana.

Essa eleição irá demonstrar a força política do Prefeito. Um urologista renomado, Dr. Jarques vem de uma família tradicional em São Bento, mas preferiu não disputar as eleições em 2008, para terminar uma residência em São Paulo. Nas eleições de 2016, Jarques apareceu como um estreante corajoso que disputou uma eleição contra uma família que já estava a 12 anos no poder.

Sua vitória quebrou uma corrente de 20 anos de Robertos e Souzas no comando de São Bento. Nesses quase 8 anos de mandato, Jarques conseguiu angariar uma base política e uma aprovação expressiva na cidade. O Prefeito é cotado para ser candidato a Deputado Estadual ou Federal em 2026 e pode ser considerado um nome com muitas chances de vitória em seu primeiro pleito estadual. A possível vitória do seu candidato em 2024 contra dois caciques da política, consolidará seu nome como um dos novos rostos da política estadual e liderança da nova geração.

O Prefeito ainda não definiu quem será o seu candidato em 2024. Mas já se ventila os nomes do empresário Gerfeson Carnaúba, Júnior Cidalino, o primo do Prefeito Gustavo Lúcio e o ex-Prefeito Ademar Pereira Diniz. Tirando o ex-Prefeito Ademar, Gerfeson, Júnior e Gustavo se assemelham a Jarques em 2016, por nunca terem disputado um cargo público anteriormente. Carnaúba é de uma família muito respeitada na cidade e um empresário de sucesso, Cidalino é braço direito do Prefeito, mas não tem experiência política e seu primo Gustavo que é filho do ex-Prefeito Milton Lúcio Filho, já trabalhou em campanhas, mas nunca colocou seu nome a disposição na cidade.

A fonte nos informou que ainda não tem como saber quem saiu na frente após esse rompimento. Tanto Jarques, como Márcio já estão rodando suas bases, para reafirmar os apoios que serão essenciais no pleito do ano que vem. O jornalista também nos disse que setores da sociedade não estão aceitando, essa rápida união entre Galego e Márcio, e que isso pode ajudar o grupo do Prefeito, pois correligionários mais féis dos dois caciques, podem decidir ficar ao lado do Doutor, por não concordarem com essa nova aliança.

Uma outra particularidade interessante será a tomada de decisão do apoio do Governador João Azevêdo, pois Jarques esteve ao seu lado nas eleições passadas e Márcio é o atual Secretário de Articulação Política.

Essa eleição já tem todos os ingredientes de uma disputa histórica e mais uma vez acirrada, na tão dividida São Bento.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Romero recebe proposta dos Cunha Lima; Nilvan Ferreira ganha apoio de João Gonçalves; e Kassab, do PSD, quer Eva Gouveia como candidata a prefeita 19 de julho de 2024 DESTAQUES: Romero recebe proposta dos Cunha Lima; Nilvan Ferreira ganha apoio de João Gonçalves; e Kassab, do PSD, quer Eva Gouveia como candidata a prefeita DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  18 de julho de 2024 DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo 17 de julho de 2024 DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde 16 de julho de 2024 DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política 12 de julho de 2024 DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política

Está no Hype

Go to Top