Blog Gutemberg Cardoso

O avanço da violência e as milícias no Rio enfraquecem a indicação de Flávio Dino para o Supremo: ENTENDA

Com base nas informações publicadas nesta segunda-feira (06) pelo jornalista Renato Sousa no Correio Braziliense, a possível indicação do atual ministro da Justiça, Flávio Dino, parece estar perdendo força, com Lula inclinado a mantê-lo no cargo até 2026. O presidente reconhece a importância das questões de segurança pública para o sucesso de seu terceiro mandato e vê os desafios recentes, como o avanço das milícias no Rio de Janeiro, como motivos para manter Dino na Justiça.

ENTENDA

O advogado-geral da União, Jorge Messias, tem ganhado mais espaço para a vaga no STF e seu nome é defendido por aliados de Lula. Embora os magistrados não participem oficialmente da escolha, nem da aprovação do candidato, eles oferecem forte influência na decisão presidencial. Entre Messias e Dino, o atual ministro da Justiça encontra mais simpatia e aliados na mais alta Corte do país. O ministro atuou como juiz federal e tem diálogo com praticamente todos os integrantes do plenário.

Lula tem sido pressionado a indicar uma mulher negra para evitar que a ministra Cármen Lúcia seja a única representante do gênero feminino no tribunal. A sugestão de juristas próximos é a de que ele aproveitasse para fazer a indicação em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. No entanto, o chefe do Executivo teme que se fizer a escolha neste dia, pode não haver tempo hábil para que o Senado sabatine o candidato neste ano, fazendo com que o nome escolhido fique mais exposto a pressões de parlamentares.

 “Se eu falar para você o que eu penso do Flávio Dino, eu tenho medo que a manchete do jornal seja ‘Lula tem preferência por Flávio Dino’. Então, eu tenho em mente algumas pessoas da mais alta qualificação política do país. Tem várias pessoas. E, obviamente, que eu sou obrigado a reconhecer que o Flávio Dino é uma pessoa altamente qualificada do ponto de vista do conhecimento jurídico”, falou o presidente Lula.

O cientista político Márcio Coimbra destaca que o PT se posiciona contra a indicação de Flávio Dino e deseja um nome mais ligado ao partido, como Jorge Messias. No entanto, Lula manifestou sua preferência por Dino e disse estar avaliando se a indicação do ministro da Justiça para a vaga no STF “é o melhor para o Brasil”.