O QUE ACONTECEU? DCE da UFPB fecha as portas e estudantes cobram explicação

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade da Federal Paraíba (UFPB) encerrou as atividades sem dar uma explicação para classe estudantil. Os alunos cobram prestação de contas da última gestão responsável pelo diretório, segundo informações do Jornal A União.

O estudante do curso de Ciências Sociais, Augusto de Freitas, disse para o jornal que, antes de fechar as portas, a gestão passada apenas informou o encerramento das atividades, sem realizar prestação de contas ou, segundo o estatuto do diretório, convocar novas eleições.

 “De acordo com o estatuto da entidade, quem pode comandar as novas eleições para entidade é a gestão passada. Eles têm que convocar o Conselho de Entidades de Base, que é composto por estudantes de todos os centros acadêmicos dos cursos da universidade para isso. Na ocasião deve ser feita uma prestação de contas e, ao mesmo tempo, a convocação de uma comissão eleitoral para organizar o novo pleito”, contou Freitas.

A última gestão assumiu o DCE em 2019, após o processo eleitoral, com validade de um ano. Com a pandemia, no entanto, a administração foi prorrogada, mesmo sob denúncias. Os alunos, no entanto, reclamam que a representação estava defasada, sem usufruir da autonomia para indicar representantes nos conselhos superiores, como o Conselho Superior Universitário (Consuni) e o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

“O DCE, ultimamente, não tinha atividade, só servia para fazer postagens no Instagram e para imprimir carteiras estudantis”, disse Augusto. Enquanto o diretório segue desativado, as carteiras estudantis não podem ser emitidas através da entidade representativa.

Augusto de Freitas ainda contou para A União que não sabe como os responsáveis utilizaram da verba da emissão de carteiras estudantis em anos anteriores. “O DCE imprimia as carteiras, mas nunca fez um repasse financeiro, ou seja, nunca fez uma prestação de contas. Até agora, a gente não sabe o que eles fizeram com o dinheiro pago pelos estudantes para obterem as carteiras”, denunciou.

Alunos da UFPB tentam reativar o DCE, e iniciaram um processo de aprovação para novas eleições.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: TRF-5 julgou o caso Cícero Lucena; Bruno Cunha Lima conseguiu vitória na Justiça; e operação ‘’Fundo do Poço’’ mira o antigo PROS, hoje Solidariedade 12 de junho de 2024 DESTAQUES: TRF-5 julgou o caso Cícero Lucena; Bruno Cunha Lima conseguiu vitória na Justiça; e operação ‘’Fundo do Poço’’ mira o antigo PROS, hoje Solidariedade DESTAQUES: Vereadores de JP estão envolvidos na Operação Mandare; Operação livro aberto chegou nos deputados; e Republicanos não deve aceitar “meia secretaria de educação’’ 11 de junho de 2024 DESTAQUES: Vereadores de JP estão envolvidos na Operação Mandare; Operação livro aberto chegou nos deputados; e Republicanos não deve aceitar "meia secretaria de educação’’ DESTAQUES: Quais nomes podem assumir as secretarias do Governo; Cartaxo deve ser o candidato do PT em JP; e Renata Nóbrega pode voltar para Secretaria de Saúde 10 de junho de 2024 DESTAQUES: Quais nomes podem assumir as secretarias do Governo; Cartaxo deve ser o candidato do PT em JP; e Renata Nóbrega pode voltar para Secretaria de Saúde DESTAQUES: Em 2026, a ALPB vai eleger um governador de forma indireta; Nominando vai ser o prefeito de JP por oito dias; e CMJP tem uma oposição definida e um novo líder 7 de junho de 2024 DESTAQUES: Em 2026, a ALPB vai eleger um governador de forma indireta; Nominando vai ser o prefeito de JP por oito dias; e CMJP tem uma oposição definida e um novo líder DESTAQUES: Quais nomes devem assumir as secretarias do governo; Republicanos vai exigir a vaga de vice de Jhony em CG; e Antônio Roberto revela qual seu destino 6 de junho de 2024 DESTAQUES: Quais nomes devem assumir as secretarias do governo; Republicanos vai exigir a vaga de vice de Jhony em CG; e Antônio Roberto revela qual seu destino

Está no Hype

Go to Top