O que defendem? Mulheres dos presidenciáveis pautam campanha e assumem papel de destaque na busca por voto do eleitorado feminino; confira

As mulheres dos principais candidatos a presidente da República entraram de vez na trincheira eleitoral que terminará na escolha do próximo ocupante do Palácio do Planalto. Elas estão a cada dia mais atuantes nas campanhas, fazendo aparições públicas ao lado de seus esposos, em busca da atenção e aprovação do público femino, que corresponde a 53% do eleitorado.

Abaixo, confira como Michele Bolsonaro, a socióloga Rosângela Silva (Janja) esposa de Lula e a mulher de Ciro Gomes, Gisele Bezerra, estão atuando na campanha de seus esposos para conquistar o eleitorado feminino.

MICHELLE BOLSONARO

Michelle se empenha em eventos do programa “Pátria Voluntária”, de incentivo ao voluntariado, e em causas de defesa de pessoas com doenças raras e na inclusão da comunidade surda com a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A primeira-dama também capitaneia eventos com crianças em situação de vulnerabilidade, alguns deles no próprio Palácio do Alvorada, onde brinca na piscina com os pequenos convidados e já chegou a se fantasiar de Branca de Neve, durante uma agenda com eles.

Evangélica fervorosa, ela também ajuda a reforçar os laços com grupos religiosos, uma das mais fiéis parcelas do eleitorado do chefe do Executivo federal.

 Rosângela Silva (JANJA)

A participação de Janja na campanha de Lula é tratada como algo natural pelos petistas. Na tentativa de reforçar a imagem dela como a de uma mulher engajada, integrantes do partido gostam de frisar que a atuação política da namorada de Lula antecede a relação deles.

Janja tem participado de encontros com mulheres e pavimentado pontes com importantes artistas, com os quais Lula historicamente teve boa relação. Foi graças a essa proximidade que ela mobilizou artistas para participarem do clipe de regravação do jingle da campanha de Lula de 1989, o famoso “Lula lá”. Também é atribuído a ela o destaque das pautas LGBTQIAP+ nos discursos do esposo.

Uma das pautas da socióloga  é a alimentação saudável e a produção de alimentos orgânicos. Janja já ajudou a organizar uma reunião de Lula com ativistas da área. Outro desses temas é a defesa dos animais.

Lula também passou a dar mais atenção ao tema da igualdade de gêneros após as conversas com a mulher. Tanto que, agora, defende que o país passe por uma nova reforma política para garantir, no Legislativo, que 50% dos assentos reservados a parlamentares sejam destinados a vereadoras, deputadas e senadoras mulheres.

— Ela tem colaborado muito na pré-campanha com ideias, participando de atividades, ajudando a organizar, principalmente nesse debate sobre a participação das mulheres — diz a presidente do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR).

Gisele Bezerra

A produtora e ex-dançarina começou a apresentar uma live semanal ao lado do marido, o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, ela também participa de eventos públicos ao lado do cearense. Ao contrário de Janja e Michele, Gisele ainda tem uma participação modesta na campanha e pouco ainda sobre as pautas políticas do marido e candidato.

No entanto, a produtora é considerada muito importante para a campanha de Ciro, principalmente para fazer um contraponto ao temperamento explosivo do marido.

Dentre todas, a missão da atual primeira-dama tende a ser a mais difícil. Bolsonaro soma apenas 21% das intenções de voto entre as mulheres, de acordo com levantamento do Datafolha divulgado no dia 24 de março. Líder das pesquisas, Lula soma 46%. A mesma sondagem revelou que o titular do Palácio do Planalto acumula 60% de rejeição no eleitorado feminino, o que é um dos principais motivos de preocupação do grupo que atua pela reeleição do presidente.

 

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Teremos virada no segundo turno na PB?; Valdemar defende tese que o congresso dará anistia para Bolsonaro; e Grupo Feliciano não se envolveu na campanha de CG e JP 25 de outubro de 2024 DESTAQUES: Teremos virada no segundo turno na PB?; Valdemar defende tese que o congresso dará anistia para Bolsonaro; e Grupo Feliciano não se envolveu na campanha de CG e JP DESTAQUES: Lula pode presentear a PB com um nome no ministério; Hugo Motta começa a andar pelo Brasil para garantir sua eleição; e Jhony denuncia isenção de imposto em terreno da mãe de Bruno 24 de outubro de 2024 DESTAQUES: Lula pode presentear a PB com um nome no ministério; Hugo Motta começa a andar pelo Brasil para garantir sua eleição; e Jhony denuncia isenção de imposto em terreno da mãe de Bruno DESTAQUES: Em janeiro terá reforma do secretariado de Cícero e João; Passagem de Michelle Bolsonaro por JP decepciona; e em CG, Bruno insiste em lançar Romero como candidato a Governador 23 de outubro de 2024 DESTAQUES: Em janeiro terá reforma do secretariado de Cícero e João; Passagem de Michelle Bolsonaro por JP decepciona; e em CG, Bruno insiste em lançar Romero como candidato a Governador DESTAQUES: Dos seis deputados que Efraim está prevendo, cinco são ligados a Aguinaldo e Daniella Ribeiro; Pastor Sérgio se torna protagonista da campanha; e Galdino em rota de colisão com Efraim  22 de outubro de 2024 DESTAQUES: Dos seis deputados que Efraim está prevendo, cinco são ligados a Aguinaldo e Daniella Ribeiro; Pastor Sérgio se torna protagonista da campanha; e Galdino em rota de colisão com Efraim  DESTAQUES: Provas para afastar Dinho são frágeis; MP pede autorização para investigar suposta compra de votos envolvendo Cássio; e município de Boa Vista nunca elegeu prefeita e vereadora 21 de outubro de 2024 DESTAQUES: Provas para afastar Dinho são frágeis; MP pede autorização para investigar suposta compra de votos envolvendo Cássio; e município de Boa Vista nunca elegeu prefeita e vereadora

Está no Hype

Go to Top