Papa Francisco dá entrada em hospital para cirurgia
O papa Francisco deu entrada no Hospital Universitário A. Gemelli, na Itália, para ser operado. De acordo com nota do Vaticano, a internação vai durar diversos dias, a fim de que o pós-operatório seja bem-sucedido e o líder católico consiga retomar plenamente o dia a dia.
“No final da Audiência Geral, o Santo Padre se dirigiu ao Hospital Universitário A. Gemelli, onde, no início da tarde, será submetido a uma laparotomia e a uma cirurgia plástica da parede abdominal com prótese, sob anestesia geral”, inicia o documento. A laparotomia consiste em uma incisão no abdômen, em que os médicos fazem uma exploração nos órgãos internos.
De acordo com a nota, a cirurgia é necessária por causa de dores de uma laparocele, espécie de hérnia na região abdominal.
“A operação, planejada nos últimos dias pela equipe médica que assiste o Santo Padre, tornou-se necessária devido a uma laparocele encarcerada que está causando síndromes suboclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas. A permanência no hospital durará vários dias para permitir o curso normal do pós-operatório e a recuperação funcional completa”, conclui o documento.
Preocupação com saúde do papa
A decisão pela cirurgia veio depois de uma nova bateria de exames médicos feitos na terça-feira (6/6), dois meses após Francisco passar quatro dias internado por conta de uma infecção respiratória. No fim de maio, o pontífice argentino de 86 anos ficou afastado das atividades por causa de uma febre.
Ele chegou a dar entrada no Hospital Gemelli, em Roma, por volta das 10h40 da manhã no horário local (5h40 em Brasília), mas saiu cerca de 1h20 depois.
Antes, em julho de 2021, Francisco passou 10 dias no hospital após passar por uma cirurgia no cólon, para retirar parte do intestino em função de uma diverticulite. No início deste ano, ele disse que a condição havia retornado e estava resultando em ganho de peso, mas frisou que o quadro não era motivo de grande preocupação. A cirurgia anunciada nesta quarta-feira (7/6) pode ter ligação com essa situação.Francisco também tem uma osteoartrite, que afeta um ligamento do joelho direito. Desde maio de 2022, ele passou a se locomover com uma bengala ou auxílio de uma cadeira de rodas devido a uma intensa dor no membro.