Paraná Pesquisas: Lula lidera com 41,4%; Bolsonaro tem 35,3%, e Ciro, 7,7%

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta quarta-feira (01) uma pesquisa eleitoral para presidência da República. Segundo os números, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na dianteira na disputa pelo Palácio do Planalto nas eleições de outubro, com o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), na segunda posição.

Segundo o levantamento estimulado, no qual é apresentada uma lista de nomes ao entrevistado, o petista tem 41,4% das intenções de voto, contra 35,3% de Bolsonaro. A diferença é de 6,1 pontos percentuais. No levantamento anterior do instituto, de 4/5, o petista tinha 40% das intenções de voto e Bolsonaro, 35,2% – uma vantagem de 4,8 pontos percentuais.

Na sondagem divulgada nesta quarta, Ciro Gomes (PDT) está na terceira posição, com 7,7% dos votos. A pré-candidata pelo MDB, a senadora Simone Tebet, vem em quarto lugar, com 1,4%.

Em seguida, está André Janones (Avante), com 1,3%. Luciano Bivar (União Brasil), Pablo Marçal (Pros), Vera Lúcia (PSTU), Felipe D’Ávila (Novo) e Eymael (DC) têm menos de 1% das intenções de voto. É a primeira pesquisa sem a presença do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB).

Os que declaram não votar em nenhum candidato contabilizam 6,9%. Outros 3,2% não souberam ou não quiseram responder.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados aos entrevistados, Lula e Bolsonaro aparecem empatados na margem de erro. O petista tem 28,3% contra 27,3% do presidente.

No total, 33,4% das pessoas não sabem ou não responderam, enquanto 7,5% votariam nulo ou branco.

Segundo turno

O levantamento do Paraná Pesquisas aponta que Lula venceria Bolsonaro em eventual segundo turno por 47,3% a 39,2%.

Metodologia

Este novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, contratado pela BGC Liquidez Distribuidora de Títulos Mobiliários Ltda., ouviu 2.020 eleitores em 164 municípios de 26 estados, além do Distrito Federal, entre os últimos dias 26 e 30 de maio. O registro da pesquisa no TSE é o de número BR-04618/2022 e a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado 22 de julho de 2024 DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado Adriano Galdino é um dos nomes para disputar o Governo do Estado com o apoio de João Azevêdo – Por Gutemberg Cardoso 20 de julho de 2024 Adriano Galdino é um dos nomes para disputar o Governo do Estado com o apoio de João Azevêdo - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Romero recebe proposta dos Cunha Lima; Nilvan Ferreira ganha apoio de João Gonçalves; e Kassab, do PSD, quer Eva Gouveia como candidata a prefeita 19 de julho de 2024 DESTAQUES: Romero recebe proposta dos Cunha Lima; Nilvan Ferreira ganha apoio de João Gonçalves; e Kassab, do PSD, quer Eva Gouveia como candidata a prefeita DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  18 de julho de 2024 DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo 17 de julho de 2024 DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo

Está no Hype

Go to Top