PEC da Transição está parada esperando Lula chegar à Brasília
As negociações sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição seguem sem a definição de um texto oficial. Na terça-feira (22), a equipe escalada pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reuniu-se com deputados e senadores para tentar chegar a um acordo. Mas aguardam a presença do futuro presidente para fechar as negociações.
O futuro chefe do Executivo chegaria na capital federal na noite de terça, mas teve a viagem adiada após passar por um procedimento médico. Ele segue para Brasília hoje, mas não pode fazer esforço vocal por conta do procedimento cirúrgico feito no último domingo.
A PEC garante R$ 600 para beneficiários do Auxílio Brasil (que voltará a se chamar Bolsa Família) e o aumento real do salário mínimo. A minuta do texto foi entregue ao Senado Federal na quarta-feira da última semana (16) pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), coordenador da transição.
Antes havia expectativa de que o documento oficial estivesse pronto hoje, mas a submissão do texto deve demorar mais alguns dias. Lembrando que a proposta tem que ser aprovada antes da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que acontece em dezembro.