A Polícia Federal realizou uma operação contra lavagem de dinheiro oriundo de ouro ilegal, nesta sexta-feira (10). A irmã do governador de Roraima, Vanda Garcia de Almeida, foi um dos alvos da operação, de acordo com informações do portal G1.
A PF fez uma visita à casa de Vanda Garcia ainda na madrugada, no bairro São Vicente, zona Sul. Além da irmã, outros parentes do governador estão entre os alvos da buscas da PF.
O governador Antonio Denarium (PP) divulgou uma nota sobre a operação. Segundo ele “desconhece o teor da investigação contra sua irmã, Vanda Garcia, e espera que as eventuais responsabilidades sejam apuradas na forma da lei”.
A ação, chamada de operação BAL, mira um esquema suspeito de movimentar R$ 64 milhões em dois anos. Ao todo, são cumpridos oito mandados de busca e apreensão e de bloqueio de bens em Roraima e Pernambuco.
Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima. Durante as buscas, agentes encontraram cinco toneladas de cassiterita na casa de um dos alvos. A suspeita é que o minério tenha sido extraído ilegalmente da Terra Indígena Yanomami.