O PL não deve se mobilizar contra uma eventual indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para o posto de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
O ministro é hoje o principal cotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para substituir a ministra Rosa Weber, que completa na próxima segunda-feira (2) 75 anos, idade de aposentadoria compulsória.
O presidente nacional do partido do ex-presidente Bolsonaro, Valdemar Costa Neto, disse à CNN Brasil que a escolha de um ministro da Suprema Corte é um direito do mandatário do Palácio do Planalto.
“Se for um cidadão preparado, que é o caso, devemos votar a favor”, disse.
Valdemar lembra que já discutiu o assunto com Jair Bolsonaro na época da indicação de Cristiano Zanin. Na votação de Zanin, o ministro da Suprema Corte recebeu posições favoráveis de senadores de oposição.
Lula deve decidir até o final de outubro o substituto da ministra. Ele disse que não tem pressa e avaliou que as questões de gênero e de raça não devem ser prioritárias na escolha.
Além de Dino, são considerados favoritos o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o advogado-geral da União, Jorge Messias.
*Com informações da CNN