Polícia investiga células nazistas responsáveis por ataques a Seu Jorge no RS

A Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI) do Rio Grande do Sul, que apura as ofensas racistas dirigidas ao cantor Seu Jorge, no último dia 14, apura uma rede de grupos nazistas que atuam no estado e estariam se articulando para ações violentas. A busca e identificação dos integrantes tem como ponto de partido um dossiê elaborado pelo recém-eleito deputado estadual e ex-policial civil Leonel Radde (PT-RS). Os policiais vêm monitorando fóruns, perfis fechados e grupos na internet há várias semanas.

Segundo a delegada Andrea Mattos, que conduz o caso, pelo menos cinco páginas de Facebook, um fórum na “deep web” — páginas digitais que não possuem protocolos de rede tradicionais e, por isso, não são facilmente encontradas por buscadores —, grupos no Telegram e no Discord — aplicativo de voz direcionado ao público gamer — estão sendo acompanhados de perto.

“Cerca de 15 pessoas estão sendo monitoradas. Essas discussões são travadas em ambientes digitais. Muita gente que faz parte desses grupos são pessoas que têm uma vida aparentemente normal, não levantam grandes suspeitas, têm empregos, frequentam diversos locais públicos. Nosso dever é fazer um acompanhamento para agir no momento certo”, explicou a delegada.

Uma banda de rock gaúcha, cujo nome a delegada mantém em sigilo para não atrapalhar as investigações e que faz parte do dossiê, está na mira dos investigadores há mais de um ano. Nas apresentações, o grupo faz apologia do nazismo.

“Tem pessoas que fazem parte da banda de rock e nos shows acabam propagando (o nazismo). Em uma das vezes que tentamos dar um flagrante, o show foi cancelado antes de acontecer”, observou, dando a entender que os integrantes da banda tinham sido avisados.

Os primeiros indiciamentos e prisões, porém, já aconteceram — entre setembro e outubro foram quatro pessoas indiciadas e duas presas. “São outras denúncias, mas estão interligadas com o que apuramos”, explicou.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Motta afirma que Galdino é um grande quadro para disputar o Governo; Partidos podem ter dores de cabeça em JP; e Candidatura de Deusdete depende de uma condição 2 de dezembro de 2024 DESTAQUES: Motta afirma que Galdino é um grande quadro para disputar o Governo; Partidos podem ter dores de cabeça em JP; e Candidatura de Deusdete depende de uma condição Dura realidade do Brasil! Você acha normal um golpe de estado? – Por Gutemberg Cardoso 30 de novembro de 2024 Dura realidade do Brasil! Você acha normal um golpe de estado? - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Quais as chances de Márcio Roberto conseguir a vaga de Bosco Carneiro na ALPB; Bolsonaro se exalta em entrevista; e confira o panorama da disputa pela Câmara de JP 29 de novembro de 2024 DESTAQUES: Quais as chances de Márcio Roberto conseguir a vaga de Bosco Carneiro na ALPB; Bolsonaro se exalta em entrevista; e confira o panorama da disputa pela Câmara de JP DESTAQUES: Hugo Motta pode disputar o governo do estado; Prefeito e Vereador trocam socos no Pará; e Bispo José Luiz rompe com grupo de Eduardo Carneiro 28 de novembro de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta pode disputar o governo do estado; Prefeito e Vereador trocam socos no Pará; e Bispo José Luiz rompe com grupo de Eduardo Carneiro Damião Feliciano fora do UB, Hugo Motta terá que pagar um preço, e mais: veja a participação de Gutemberg Cardoso no Paraíba Agora desta quinta 28 de novembro de 2024 Damião Feliciano fora do UB, Hugo Motta terá que pagar um preço, e mais: veja a participação de Gutemberg Cardoso no Paraíba Agora desta quinta

Está no Hype

Go to Top