Popularidade digital de Bolsonaro cai e de Lula cresce em novembro

Quaest aponta diariamente números de Lula e Bolsonaro. Destaques ocorreram na COP27 e no anúncio de Alckmin como coordenador da transição

Nos 30 dias seguintes às eleições, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve seu melhor desempenho em redes sociais este ano, e abriu uma larga vantagem em comparação ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Os números foram compilados pelo Índice de Popularidade Digital (IPD), da Quaest.

O indicador, que vai de zero a 100, é calculado diariamente pelo instituto. No último mês, consolidou resultados importantes — após a reclusão do atual mandatário diante do resultado nas urnas e as primeiras atividades, nacionais e no âmbito da política externa, do presidente eleito.

Na movimentação mais recente, de segunda-feira (28/11), Lula atingiu o patamar de 84,8 e Bolsonaro marcou 51,6 em termos de popularidade digital. O consolidado do mês registra um curva favorável ao petista, que disparou na dianteira em novembro após um período de liderança acirrada em outubro, época das eleições de 2022.

Veja o gráfico:

A disputa entre os dois adversários no universo digital foi acirrada ao longo da campanha. Lula e Bolsonaro oscilaram na primeira posição durante todo o período da corrida eleitoral, mas desde o dia em que os brasileiros foram às urnas no segundo turno, o petista assumiu a dianteira e continua a ampliar a vantagem.

O pico de popularidade do petista (96,1) foi registrado em 16 de novembro, data em que discursou no Egito, durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27). O pronunciamento repercutiu positivamente na comunidade internacional.

Outro momento de destaque ocorreu em 1º de novembro, data em que Lula anunciou o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) como coordenador da equipe de transição de governo.

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