POR QUE MUDARAM? Saiba os motivos que levaram 10 partidos políticos a mudarem seus nomes

Nos últimos anos, ao menos 10 partidos políticos mudaram de nome, com o objetivo de se aproximar cada vez mais do eleitorado brasileiro. A quase totalidade, porém, alterou sua nomenclatura recentemente. Algumas siglas também surgiram após fusão ou incorporação de legendas que não atingiram a cláusula de desempenho estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O primeiro dessa lista é o Partido da República (PR), que, em 2019, mudou para Partido Liberal (PL). O seu filiado mais popular é o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, defensor de pautas conservadoras.

Também mudou de roupagem o Partido Republicano Brasileiro (PRB), com raízes na Igreja Universal do Reino de Deus. Passou a se chamar apenas Republicanos a partir de 2019.

Após críticas da população, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o PMDB, resolveu voltar às origens, da época da ditadura militar, e retirou o “partido” de sua nomenclatura. A sigla pretende, futuramente, se chamar apenas “Movimento”.

Já o Partido Popular Socialista (PPS), outrora associado à centro-esquerda, virou Cidadania e se aproximou da centro-direita. Por sua vez, o Partido Trabalhista Cristão (PTC) passou a se chamar Agir.

O PTdoB virou Avante. O PSDC se intitula agora Democracia Cristã. O PEN passou a ser denominado Patriota. O Partido Trabalhista Nacional (PTN), nascido no pós segunda guerra mundial, agora se intitula como Podemos.

Já o Partido Social Democrata Cristão (PSDC), presidido pela figura emblemática de José Maria Eymael, agora é apenas Democracia Cristã, ou DC para os mais íntimos.

Por último, o Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) virou Avante e o Partido da Mobilização Nacional (PMN) virou MOBILIZA.

Legendas incorporadas

Há também os casos de legendas que, sob o risco de desaparecerem, foram incorporadas por partidos com maior estrutura e visibilidade política. Nesse movimento, o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) foi levado para dentro do Podemos; o Partido Republicano Progressista (PRP) foi absorvido pelo Patriota; o Partido Pátria Livre (PPL) foi abarcado pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB); e o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) foi para o Solidariedade.

Siglas em fusão

Além disso, existem as siglas que, ao lado de outras, se fundiram em um novo partido. Democratas (DEM) e Partido Social Liberal (PSL) viraram União Brasil e Patriota e Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) criaram o Partido Renovação Democrática (PRD).

Quais os motivos?

Para muitos especialistas, a mudança é uma estratégia para ganhar uma sobrevida nas próximas eleições. O desgaste dos partidos e da própria classe política, marcado nas eleições de 2018 com a rejeição do eleitorado, foram os grandes motivos dessas mudanças.

No entanto, apesar do esforço das legendas em apresentar uma cara nova, para o eleitor essas mudanças surtem pouco efeito, tornando-se uma questão mais superficial. Mesmo com a mudança da “marca”, as estruturas e lideranças permanecem as mesmas. Consequentemente, a ideologia dos partidos segue sem quaisquer mudanças, em sua grande maioria.

Por sua vez, as incorporações partidárias — quando um partido absorve a estrutura e os filiados de outra legenda — busca ampliar a representatividade das siglas. Além disso, é uma questão de sobrevivência das legendas diante da cláusula de desempenho eleitoral.

Em 2017, o Congresso aprovou uma cláusula de desempenho, que definiu critérios mínimos de desempenho eleitoral para que um partido tenha acesso ao dinheiro do fundo partidário e à propaganda gratuita no rádio e na televisão.

A cláusula de desempenho também exige que o partido obtenha, para a Câmara dos Deputados, mínimo de 2% dos votos válidos distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação ou eleja pelo menos 11 deputados federais distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação.

Logo, abaixo, você vai poder conferir os partidos que trocaram a sigla, foram incorporados ou se fundiram a outros.

Partidos que mudaram de nome:

  1. PRB: Partido Republicano Brasileiro virou Republicanos
  2. PMDB: Partido do Movimento Democrático Brasileiro virou MDB: Movimento Democrático Brasileiro
  3. PTN: Partido Trabalhista Nacional virou Pode: Podemos
  4. PR: Partido da República virou PL: Partido Liberal
  5. PPS: Partido Popular Socialista virou Cidadania
  6. PSDC: Partido Social Democrata Cristão virou DC: Democracia Cristã
  7. PEN: Partido Ecológico Nacional virou Patriota
  8. PTdoB: Partido Trabalhista do Brasil virou Avante
  9. PTC: Partido Trabalhista Cristão virou AGIR
  10. PMN: Partido da Mobilização Nacional virou MOBILIZA

Partidos que foram incorporados:

  1. Pode: Podemos incorporou PHS: Partido Humanista da Solidariedade
  2. Patriota incorporou PRP: Partido Republicano Progressista
  3. PCdoB: Partido Comunista do Brasil incorporou PPL: Partido Pátria Livre 
  4. SOLIDARIEDADE incorporou PRÓS – Partido Republicano da Ordem Social 
  5. Pode: Podemos incorporou PSC: Partido Social Cristão

Partidos que foram fundidos:

  1. DEM: Democratas e PSL: Partido Social Liberal viraram União: União Brasil
  2. PATRIOTA: Patriota e PTB: Partido Trabalhista Brasileiro viraram PRD: Partido Renovação Democrática

 

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

Chapa do governo para 2026; o candidato a governador será do PSB? 23 de novembro de 2024 Chapa do governo para 2026; o candidato a governador será do PSB? DESTAQUES: Deputado paraibano chama Bolsonaro de assassino; Panta e Jane confirmam que serão candidatos em 2026; e Wallber Virgolino votará na chapa de Adriano Galdino na ALPB? 22 de novembro de 2024 DESTAQUES: Deputado paraibano chama Bolsonaro de assassino; Panta e Jane confirmam que serão candidatos em 2026; e Wallber Virgolino votará na chapa de Adriano Galdino na ALPB? DESTAQUES: Reforma que Cícero vai fazer no seu secretariado é de olho em 2026; Dois pedidos de Aijes contra o prefeito de Alhandra; e João confirma interesse no senado 21 de novembro de 2024 DESTAQUES: Reforma que Cícero vai fazer no seu secretariado é de olho em 2026; Dois pedidos de Aijes contra o prefeito de Alhandra; e João confirma interesse no senado Por quê a sucessão presidencial para 2026 não empolga ninguém? – Por Gutemberg Cardoso 20 de novembro de 2024 Por quê a sucessão presidencial para 2026 não empolga ninguém? - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: O que está por trás da disputa pela direção da câmara de JP?; ALPB aprova data de nova eleição; e TRE libera Lauremília, Dinho e Raíssa do uso de tornozeleiras 19 de novembro de 2024 DESTAQUES: O que está por trás da disputa pela direção da câmara de JP?; ALPB aprova data de nova eleição; e TRE libera Lauremília, Dinho e Raíssa do uso de tornozeleiras

Está no Hype

Go to Top