Prefeitura de Cabedelo envia ofício ao Ibama e solicita providências sobre aparecimento do peixe-leão no litoral paraibano

A Prefeitura Municipal de Cabedelo emitiu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), um oficio (nº22/2023) ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao ICMBio Nacional solicitando providências quanto ao aparecimento do peixe-leão no litoral paraibano.

A espécie é uma bioinvasora com alta adaptabilidade, que se alimenta de crustáceos e outros peixes. Além de afetar a biodiversidade local, o peixe pode causar acidentes quando em contato com os banhistas. Seu veneno pode causar dor, náusea e até convulsões.

No oficio, a Semam diz que o peixe-leão é considerado “uma ameaça à biodiversidade, à economia local, como também aos banhistas, por seu veneno que possui efeito cardiotóxico e citotóxico. Os danos já estão sendo causados, e precisam ser combatidos com a máxima urgência possível. Vale lembrar que o mar territorial, a plataforma continental e a zona econômica exclusiva são bens da União, art. 20, V e VI da Constituição Federal de 1988, e ainda áreas de competência administrativa federal, segundo o art. 7º da Lei Complementar 140/2011, sem falar que esse problema perpassa vários Estados do Nordeste, de forma que a competência da União se faz inquestionável e urgente.”

A Semam recomenda que, no caso de encontrar um peixe-leão em unidade de conservação, o mergulhador/banhista não interaja com o animal, pois os espinhos contém veneno. No caso de pescar acidentalmente um peixe-leão, o conselho é que não se devolva ao mar: capture, removendo cuidadosamente os espinhos e, se possível, entregue ao Ibama ou ICMBio mais próximo.

Para mais informações ou para reportar casos de aparecimento do peixe-leão em Cabedelo, a Semam disponibiliza o contato (83) 3228.0596 (whatsapp).

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  18 de julho de 2024 DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo 17 de julho de 2024 DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde 16 de julho de 2024 DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política 12 de julho de 2024 DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de ‘rachadinha’ estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça 11 de julho de 2024 DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de 'rachadinha' estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça

Está no Hype

Go to Top