Presidente do PDT confirma ‘investidas’ do PT, mas nega que Ciro Gomes irá desistir de candidatura para apoiar Lula

Em entrevista ao jornal O Globo, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, confirmou que tem sido procurado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), até mesmo pelo ex-presidente Lula (PT), para que o seu partido apoie o ex-presidente na corrida eleitoral deste ano.

Lupi confirmou que aconteceram pelo menos três telefonemas entre ele e Lula e não descartou a possibilidade de se reunir pessoalmente com o petista antes do pleito. No entanto, afirmou categoricamente que seu partido não abrirá mão da pré-candidatura de Ciro Gomes (PDT) à presidência.

“Conversamos por telefone algumas vezes, tenho um carinho por Lula. Não rechaço um encontro. Mas Lula é elegante, ele respeita a candidatura de Ciro”, disse Lupi.

Quem também vê com bons olhos esse possível acordo é a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann. Também ao O Globo, Gleisi lembrou que outros partidos do campo político da esquerda já firmaram o apoio ao ex-presidente.

“Gostaríamos muito de ter o PDT na nossa coligação. É do nosso campo político. Todos os demais partidos desse campo se uniram em torno de Lula. Mas não estamos fazendo nenhuma ofensiva política em relação ao PDT. Eles têm candidato, e respeitamos esse direito e legitimidade do PDT”, falou.

Além de Lula, outras lideranças do PT têm articulado uma possível ida do PDT ao arco de alianças petista, sinalizando até apoio do PT a algumas candidaturas pedetistas nos estados como moeda de troca.

Na visão dos petistas, eleitores de Ciro podem migrar para Lula caso Ciro Gomes não demonstre força nas pesquisas eleitorais. Ainda, a legenda acredita que somados os apoios de Lula e Ciro, o petista poderá derrotar o presidente Bolsonaro (PL) até no primeiro turno.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70%  19 de abril de 2024 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70%  DESTAQUES: O sonho de Lula é eleger João Azevêdo e Poliana Dutra em 2026; candidatura de Romero vira aposta em CG; e Wilson Santiago aparenta estar omisso na briga para mudar o secretário de educação 18 de abril de 2024 DESTAQUES: O sonho de Lula é eleger João Azevêdo e Poliana Dutra em 2026; candidatura de Romero vira aposta em CG; e Wilson Santiago aparenta estar omisso na briga para mudar o secretário de educação DESTAQUES: Galdino diz que Republicanos vai indicar o vice de Romero em CG; Aguinaldo foi escolhido líder da maioria no congresso; e Júnior Araújo não pensa em formar um g8 ou g11 na ALPB 17 de abril de 2024 DESTAQUES: Galdino diz que Republicanos vai indicar o vice de Romero em CG; Aguinaldo foi escolhido líder da maioria no congresso; e Júnior Araújo não pensa em formar um g8 ou g11 na ALPB DESTAQUES: Daniella Ribeiro será senadora em 2026; presidente do Sousa deve ser o vice do prefeito Tyrone; e Domiciano Cabral foi relapso e abandonou a defesa de Sara Cabral 16 de abril de 2024 DESTAQUES: Daniella Ribeiro será senadora em 2026; presidente do Sousa deve ser o vice do prefeito Tyrone; e Domiciano Cabral foi relapso e abandonou a defesa de Sara Cabral DESTAQUES: Bolsonaro dá esporro em Queiroga e Sérgio Queiroz; PL decidiu que não vai apoiar filho de Wellington Roberto em CG; e Sara Cabral não pode concorrer em Bayeux 12 de abril de 2024 DESTAQUES: Bolsonaro dá esporro em Queiroga e Sérgio Queiroz; PL decidiu que não vai apoiar filho de Wellington Roberto em CG; e Sara Cabral não pode concorrer em Bayeux

Está no Hype

Go to Top