Presidente do TCE diz que repasse do FPM não diminuiu: “não está abaixo do que vinha sendo praticado”

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Nominando Diniz, afirmou, nesta sexta-feira (06/10), que o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) não diminuiu, foram as prefeituras da Paraíba que aumentaram seus gastos. A avaliação foi feita durante entrevista ao programa F5, da Rádio Pop FM,

“As estatísticas mostram que o FPM não está abaixo do que vinha sendo praticado no ano passado. Agora, o acréscimo foi apenas 3%, já a despesa cresceu 6%. Significa dizer que no balanço final a despesa suplantou a receita no dobro, e evidentemente há um desequilíbrio. A administração pública não fabrica dinheiro, então quando você não tem uma receita que compense a despesa, você tem que cortar”, argumenta Nominando.

Para reforçar sua fala, o presidente do TCE também fez uma explanação citando a Lei de Responsabilidade Fiscal, e deixou claro o que deve ser feito: gastar menos.

“A Lei de Responsabilidade explica como fazer: você tem o cronograma mensal de desembolso, que é a despesa, e as metas bimestrais de arrecadação, que é a receita. Se isso não comporta, o artigo 9 explica como fazer, que é reduzindo empenhos. E reduzir empenhos é não fazer mais despesas”, disse ele.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta ‘cobra’ que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados 24 de abril de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta 'cobra' que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla’s Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! 23 de abril de 2024 DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla's Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa 22 de abril de 2024 NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 22 de abril de 2024 DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70%  19 de abril de 2024 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70% 

Está no Hype

Go to Top