Todo cuidado é pouco
Primeira deepfake da campanha eleitoral aponta Bolsonaro à frente das pesquisas; entenda essa técnica

Deepfake eleições

Foi dada a largada para as campanhas eleitorais, mas a preocupação com as fake news seguem sendo um fator e tanto para que as pessoas possam se informar cada vez com ainda mais responsabilidade. Na última quarta-feira, por exemplo, a primeira deepfake deste período oficial apareceu e foi publicada pela jornalista Cristina Tardáguila, em sua coluna, no UOL.

Desde a manhã da última quarta-feira, um vídeo circula pelo Whatsapp, Twitter e Youtube, com uma montagem que mistura a voz da apresentadora do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos, em que ela diz o resultado de uma falsa pesquisa de intenção de votos para presidente da República.

O vídeo, inclusive, é uma alteração da edição do dia 15 de agosto do Jornal Nacional, principal telejornal da Globo. Inicialmente, a gravação mostra Renata na bancada, informando sobre uma nova pesquisa referente ao primeiro turno. Posteriormente, uma tela com um gráfico idêntico ao usado pelo programa.

No entanto, a pesquisa apresentava o rosto do presidente Jair Bolsonaro em primeiro lugar, com 44% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente e candidato, Luiz Inácio Lula da Silva, aparece na segunda colocação, com 32%. Quem tem acompanhado as pesquisas eleitorais, rotineiramente, pode notar a alteração, já que, por exemplo, a última pesquisa divulgada pelo Ipec mostra exatamente o inverso. (CONFIRA O VÍDEO AO FIM DESTA MATÉRIA)

O que são deepfakes?

Essa prática é feita através de uma tecnologia que usa inteligência artificial (IA) para criar vídeos falsos, porém realistas, de pessoas fazendo coisas que elas nunca fizeram na vida real.

Uma das habilidades dessa técnica pode ser feita com o rosto do vídeo original e com o novo rosto, até que o programa seja capaz de encontrar um ponto comum entre as duas faces e “costurar” uma sobre a outra.

Por se tratar de um programa televisivo, é possível analisar fatores como a coloração da imagem e checar se a fala está coordenada com o movimento da boca. No entanto, no momento em que foi mostrada a pesquisa, a imagem fechou tão somente no gráfico (adulterado), sem poder interpretar, por exemplo, a leitura labial da apresentadora.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

<h6>Todo cuidado é pouco</h6>Importante partido pode estar mudando de lado na sucessão de JP – Por Gutemberg CardosoTodo cuidado é poucoPrimeira deepfake da campanha eleitoral aponta Bolsonaro à frente das pesquisas; entenda essa técnica" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 23 de junho de 2024 Importante partido pode estar mudando de lado na sucessão de JP - Por Gutemberg Cardoso <h6>Todo cuidado é pouco</h6>DESTAQUES: Ruy pode ter um ex-deputado federal como vice; o publicitário Anderson Pires, que fez várias campanhas do PT, mudou de lado; e Queiroga quase foi candidato no RJTodo cuidado é poucoPrimeira deepfake da campanha eleitoral aponta Bolsonaro à frente das pesquisas; entenda essa técnica" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 21 de junho de 2024 DESTAQUES: Ruy pode ter um ex-deputado federal como vice; o publicitário Anderson Pires, que fez várias campanhas do PT, mudou de lado; e Queiroga quase foi candidato no RJ <h6>Todo cuidado é pouco</h6>DESTAQUES: PT já tem o resultado da pesquisa feita entre Cida e Cartaxo; Operação Renita vai chegar nos políticos; e Arthur Lira vem participar do São João de PatosTodo cuidado é poucoPrimeira deepfake da campanha eleitoral aponta Bolsonaro à frente das pesquisas; entenda essa técnica" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 20 de junho de 2024 DESTAQUES: PT já tem o resultado da pesquisa feita entre Cida e Cartaxo; Operação Renita vai chegar nos políticos; e Arthur Lira vem participar do São João de Patos <h6>Todo cuidado é pouco</h6>DESTAQUES: Advogados de Chico Mendes garantem que ele será candidato; Prefeito de Patos comemora divisão da oposição; e PT já planejava apoiar Jhony BezerraTodo cuidado é poucoPrimeira deepfake da campanha eleitoral aponta Bolsonaro à frente das pesquisas; entenda essa técnica" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 19 de junho de 2024 DESTAQUES: Advogados de Chico Mendes garantem que ele será candidato; Prefeito de Patos comemora divisão da oposição; e PT já planejava apoiar Jhony Bezerra <h6>Todo cuidado é pouco</h6>GRANDES FAVORITOS: Blog aponta quem lidera a corrida eleitoral nas cidades do Brejo paraibanoTodo cuidado é poucoPrimeira deepfake da campanha eleitoral aponta Bolsonaro à frente das pesquisas; entenda essa técnica" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 23 de junho de 2024 GRANDES FAVORITOS: Blog aponta quem lidera a corrida eleitoral nas cidades do Brejo paraibano

Está no Hype

Go to Top