PRIMEIRA PESQUISA: Confira como estão os votos dos 36 deputados para disputa do primeiro biênio da Assembleia em 2023

A disputa pela Presidência da Assembleia no primeiro biênio tem até agora quatro importantes nomes da Casa Epitácio Pessoa, que tentam angariar apoios de Deputados da oposição e da base do Governador João Azevêdo.

Wilson Filho, Branco Mendes, Tião Gomes e Eduardo Carneiro são da base de João Azevêdo, com uma tendência de Eduardo Carneiro ter mais apoios de Deputados da oposição ao Governador.

Na nossa pesquisa interna, o nome que aparece na dianteira é o de Wilson Filho, em entrevista ao Blog do Gutemberg, o líder do Governo na Assembleia vê a sua candidatura como algo consolidado. ” Estamos construindo o nosso nome nessa eleição, ainda falta um tempo considerável para o pleito, até lá iremos conversar conversar com os Deputados e formar uma Assembleia mais participativa e que fique mais perto do povo”.

Mesmo com a pouca idade, Wilson afirma ter a experiência necessária para conduzir a Casa Epitácio Pessoa, ” Fiquei oito anos na Câmara Federal, fui coordenador da bancada paraibana em Brasília por quatro oportunidades, e eu acredito que na base do diálogo é que sairemos vitoriosos. Pois mesmo na função de líder do governo, sempre tive boa interlocução com os Deputados da situação e da oposição, sou um parlamentar com perfil conciliador, que não gosta de arrumar brigas. O importante pra mim sempre foi a votação e o avanço do trabalho na Paraíba, esse projeto não é meu, é de todo um grupo coeso e que pensa o melhor para o nosso estado”.

Um outro candidato do Republicanos, é o Deputado Branco Mendes, que aposta na experiência para vencer a disputa, “Já fui vereador, Prefeito de Alhandra e vou para o meu quinto mandato na Assembleia. Já votei e participei de oito eleições para Mesa Diretora, e sei como ninguém como funciona esse processo. Acredito que com toda essa experiência adquirida, mereço ter a chance presidir a Casa Epitácio Pessoa. Tenho uma boa interlocução com os funcionários da casa e com todos os meus pares que conhecem meu estilo harmonioso e participativo”

“Sinto que é a minha vez de ser o presidente da Assembleia, sou um político experiente que sempre trabalhou pensando no povo paraibano. Sou da base do Governador e irei trabalhar da melhor forma, se for me dada a oportunidade, escutarei as indicações do nosso Presidente Hugo Motta e do Presidente da Casa, Adriano Galdino, para acharmos o nome a ser escolhido pelo grupo para esta eleição”

Tião Gomes é do PSB e desde julho, afirma que será candidato ao pleito, contrariando a informação da promessa do Governador de ter o Republicanos como chefe da Assembleia nos dois biênios. Tião disse publicamente que é uma ambição muito grande a do Republicanos. “Eu vou para essa luta, o Republicanos quer demais. Eu concordo com um mandato deles. Mas os dois? Isso não está pegando para população”.

Tião afirmou que é importante ouvir o chefe do executivo, porém, cabe ao legislativo definir quem é o melhor nome para representá-lo.

“Sou candidato até o fim e defendo uma eleição sem a interferência do governador, tendo em vista que, pela configuração da Casa, teremos chapas compostas por seus aliados. João tem muito a fazer pela Paraíba e nós deputados, temos que decidir o nosso futuro, tirando essa responsabilidade e peso dos ombros do governador. Assim, teremos a liberdade de conquistar o apoio dos nossos colegas, mostrar que podemos fazer um legislativo unificado e com a participação de todos na presidência. Que vença o melhor, ou seja, o que somar mais apoios. É assim que deve ser”

Mais um Deputado da base do Governador a pleitear a Presidência, é Eduardo Carneiro do Solidariedade, na nossa pesquisa Carneiro tem a maior parte dos seus apoios dos Deputados da oposição. Eduardo foi questionado sobre a possibilidade de uma chapa de consenso, ou de uma possível retirada do seu nome da disputa, contudo, o deputado afirmou que a sua candidatura é nesse momento “irreversível”.

“Nossa candidatura pelo modelo, o que nós estamos pregando, ela se torna irreversível, até porque, eu não sou hoje apenas candidato a presidência da Assembleia por min Eduardo Carneiro e sim por um grupo, por uma ideia e por forças que tem hoje, nos acompanhado e querem que nós sigamos em frente e assim nós vamos continuar”.

POSIÇÃO NÚMERO DE APOIOS DEPUTADOS
ACOMPANHAM A DECISÃO DE ADRIANO GALDINO E DO REPUBLICANOS 2 DEPUTADOS JUTAY MENESES

JÚNIOR ARAÚJO

APOIAM BRANCO MENDES 1 DEPUTADO BRANCO MENDES
APOIAM EDUARDO CARNEIRO 8 DEPUTADOS CAIO ROBERTO

CAMILA TOSCANO

EDUARDO BRITO

JANE PANTA

EDUARDO CARNEIRO

GALEGO SOUZA

GILBERTINHO

TACIANO DINIZ

APOIAM TIÃO GOMES 2 DEPUTADOS HERVÁZIO BEZERRA

TIÃO GOMES

APOIAM WILSON FILHO 10 DEPUTADOS ADRIANO GALDINO

CHICO MENDES

CHIÓ

DANIELLE DO VALE

FELIPE LEITÃO

FRANCISCA MOTTA

JOÃO GONÇALVES

TANILSON SOARES

MÁRCIO ROBERTO

WILSON FILHO

INDECISOS 13 DEPUTADOS ANDERSON MONTEIRO

CIDA RAMOS

DR. ROMUALDO

Dra. PAULA

FÁBIO RAMALHO

GEORGE MORAIS

JOÃO PAULO SEGUNDO

INÁCIO FALCÃO

LUCIANO CARTAXO

MICHEL HENRIQUE

SARGENTO NETO

TOVAR CORREIA LIMA

WALLBER VIRGOLINO

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Romero já tem uma decisão sobre CG; Conde está na expectativa para escolha do vice de Karla Pimentel; e em Sousa, 3 candidatos disputam vaga na chapa de situação 26 de julho de 2024 DESTAQUES: Romero já tem uma decisão sobre CG; Conde está na expectativa para escolha do vice de Karla Pimentel; e em Sousa, 3 candidatos disputam vaga na chapa de situação DESTAQUES: Retirada de Bruno Roberto da presidência do PL-CG teve a mão do Pastor Sérgio; Oposição de Bayeux têm muitos candidatos, mas poucos votos; e Romero teria revelado que ficará neutro em CG 25 de julho de 2024 DESTAQUES: Retirada de Bruno Roberto da presidência do PL-CG teve a mão do Pastor Sérgio; Oposição de Bayeux têm muitos candidatos, mas poucos votos; e Romero teria revelado que ficará neutro em CG DESTAQUES: Eduardo Carneiro quer o grupo Ribeiro indicando o vice de Bruno Cunha Lima; Romero pode indicar parente para compor a chapa de Jhony Bezerra; e PL pretende lançar candidato a prefeito em CG 25 de julho de 2024 DESTAQUES: Eduardo Carneiro quer o grupo Ribeiro indicando o vice de Bruno Cunha Lima; Romero pode indicar parente para compor a chapa de Jhony Bezerra; e PL pretende lançar candidato a prefeito em CG DESTAQUES: PL quer tirar o União Brasil de Ruy Carneiro; Aguinaldo e Daniella estão se juntando com Domiciano Cabral; e em CG, a novela “Romero” ganha um novo capítulo 23 de julho de 2024 DESTAQUES: PL quer tirar o União Brasil de Ruy Carneiro; Aguinaldo e Daniella estão se juntando com Domiciano Cabral; e em CG, a novela "Romero" ganha um novo capítulo DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado 22 de julho de 2024 DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado

Está no Hype

Go to Top