Professora Terezinha Domiciano é a mais votada nas eleições para Reitor da UFPB
O ATUAL REITOR VALDINEI FICOU EM ÚLTIMO LUGAR
A professora Terezinha Domiciano, do Departamento de Ciência Animal, foi a grande vencedora das eleições para reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), conquistando 67,95% dos votos. Enquanto isso, o segundo colocado, o professor Lucídio Cabral, do Departamento de Computação Científica, obteve 25,37% dos votos, e o atual reitor, Valdiney Veloso, do Departamento de Psicologia, ficou em último lugar com apenas 6,67% dos votos.
Esse resultado reflete o cenário das eleições anteriores, onde Terezinha também saiu como a mais votada, e Valdiney, em último. Apesar de ter recebido poucos votos da comunidade universitária, Valdiney Veloso conseguiu compor a lista tríplice elaborada pelos Conselhos Superiores da UFPB, devido ao seu alinhamento ideológico com o bolsonarismo.
A gestão de Valdiney Veloso foi marcada por polêmicas, incluindo uma situação em que se inscreveu e foi aprovado no Sisu para Engenharia de Produção, utilizando cotas destinadas a alunos de escolas públicas. O caso foi contestado pelo Ministério Público Federal, resultando na anulação de sua matrícula e atribuindo a vaga ao estudante Erick Rangel.
A atual seleção será avaliada pelos Conselhos Superiores da UFPB, que elaborarão uma lista tríplice a ser enviada ao presidente Lula. Terezinha Domiciano concorre com a professora Mônica Nóbrega como vice, do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística.