Houve oscilação para baixo na aprovação e para cima na reprovação: em julho, percentuais eram de 54% e de 43%, respectivamente. Pesquisa ouviu dois mil eleitores de todo o Brasil entre os dias 25 e 29 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (2) aponta que o trabalho do presidente Lula (PT) é aprovado por 51% dos eleitores brasileiros e reprovado por 45%.
Outros 4% não sabem ou não responderam. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em relação à pesquisa divulgada em 10 de julho, a aprovação do trabalho do presidente oscilou três pontos para baixo e a reprovação, dois pontos para cima.
Veja os números:
- Aprova: 51% (eram 54% em julho);
- Desaprova: 45% (eram 43%);
- Não sabe/não respondeu: 4% (eram 3%).
Veja, abaixo, mais deatlhes do levantamento.
Regiões
O trabalho de Lula tem maior aprovação na região Nordeste, onde 69% dos eleitores aprovam o trabalho do presidente e 26% reprovam.
No Sudeste, a reprovação de Lula oscilou para cima e chegou a 53% (eram 48% na pesquisa anterior). Com isso,e voltou a ser maior que a aprovação, que oscilou para baixo e foi em a 45% (eram 48%).
O mesmo aconteceu no Centro-Oeste/Norte, onde a reprovação oscilou para cima chegou a 46% (eram 42%) e voltou empatar com a aprovação, que oscilou para baixo e chegou a 49% (eram 53%). A margem de erro neste segmento é de cinco pontos percentuais.
No Sul, a desaprovação de Lula é de 53% (eram 54%) e a aprovação, de 42% (eram 43%), mantendo o empate técnico entre os dois indicadores (a margem de erro é de seis pontos).
Gênero
Lula segue mais aprovado que reprovado entre as mulheres, com 55% a 41%, apesar das oscilações dentro da margem de erro – em julho, esses percentuais eram de 57% (aprovação) e 39% (reprovação).
Entre os homens, segue o empate técnico entre aprovação (48%) e reprovação (49%). Também houve oscilações nesse segmento: em julho, a aprovação era de 50% e a reprovação, de 47%.