Quem é Camilo Santana, escolhido ministro da Educação

Santana foi governador do Ceará por duas gestões e implementou programa de ensino em tempo integral

O presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva, decidiu na noite de segunda-feira (19) quem assumirá uma das mais importantes pastas do seu governo a partir de 2023. O ex-governador do Ceará, Camilo Santana, recém-eleito senador, deixará seu cargo para ficar à frente do Ministério da Educação. Até os últimos dias, havia uma indefinição entre o nome de Santana e de Izolda Cela, eleita governadora do mesmo estado nestas eleições. Izolda deve assumir a Secretaria Nacional de Educação Básica.

Camilo Santana é formado em engenharia agrônoma pela UFC (Universidade Federal do Ceará), mas ao longo de sua carreira profissional também exerceu os cargos de professor e coordenador da Fatec Cariri. Na política, atuou primeiro como Secretário do Desenvolvimento Agrário do estado do Ceará durante o governo de Cid Gomes.

Em 2014, elegeu-se governador, cargo que ocupou até 2022, em dois mandatos consecutivos. Em abril deste ano, abriu mão do governo do Ceará para concorrer ao Senado, deixando em seu lugar a vice Izolda Cela. Elegeu-se senador com o maior percentual de votos do país.

Uma das principais marcas do governo de Camilo Santana foi a implementação das escolas em tempo integral. Em evento realizado em março deste ano, quando anunciou o plano de universalização do ensino estadual de tempo integral no Ceará, afirmou que “A escola de tempo integral, além de proteger a nossa juventude e as nossas crianças, gera esperança de um futuro melhor, reduz desigualdades”.

O plano teve continuidade com o governo de Izolda, que na última sexta-feira (16) sancionou a lei que respalda o Programa de Aprendizagem na Idade Certa, expandindo o tempo integral para a rede municipal, em um pacto entre estado e municípios.

A escolha de um nome para assumir o Ministério da Educação não se deu de forma tranquila. Setores do PT tentaram emplacar o líder do partido na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), mas sem sucesso. À princípio, Lula indicava que a escolhida seria Izolda Cela, mas seu nome perdeu força à medida que o PT do Ceará cobrou uma acomodação no governo e Camilo despontava como nome mais forte.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Por que Deusdete é lembrado para disputar vários cargos?; PT já fez a coleta da pesquisa em JP; e prefeito Kiko escolheu errado o seu candidato em Caaporã 17 de junho de 2024 DESTAQUES: Por que Deusdete é lembrado para disputar vários cargos?; PT já fez a coleta da pesquisa em JP; e prefeito Kiko escolheu errado o seu candidato em Caaporã DESTAQUES: Por que Roberto de Souza saiu da secretaria de educação?; Jhony está atuando para frente de oposição em CG; e Indicação de Wilson filho visa 2026 14 de junho de 2024 DESTAQUES: Por que Roberto de Souza saiu da secretaria de educação?; Jhony está atuando para frente de oposição em CG; e Indicação de Wilson filho visa 2026 DESTAQUES: Por que a secretária Maria Suely foi demitida; os nomes escolhidos pelo governador foram adiantados pelo Polêmica Paraíba; e quais os motivos para Wilson Filho assumir a Educação 13 de junho de 2024 DESTAQUES: Por que a secretária Maria Suely foi demitida; os nomes escolhidos pelo governador foram adiantados pelo Polêmica Paraíba; e quais os motivos para Wilson Filho assumir a Educação DESTAQUES: TRF-5 julgou o caso Cícero Lucena; Bruno Cunha Lima conseguiu vitória na Justiça; e operação ‘’Fundo do Poço’’ mira o antigo PROS, hoje Solidariedade 12 de junho de 2024 DESTAQUES: TRF-5 julgou o caso Cícero Lucena; Bruno Cunha Lima conseguiu vitória na Justiça; e operação ‘’Fundo do Poço’’ mira o antigo PROS, hoje Solidariedade DESTAQUES: Vereadores de JP estão envolvidos na Operação Mandare; Operação livro aberto chegou nos deputados; e Republicanos não deve aceitar “meia secretaria de educação’’ 11 de junho de 2024 DESTAQUES: Vereadores de JP estão envolvidos na Operação Mandare; Operação livro aberto chegou nos deputados; e Republicanos não deve aceitar "meia secretaria de educação’’

Está no Hype

Go to Top