REGIÃO NORTE: Confira quem está na frente nas pesquisas eleitorais nos sete estados

Dando continuidade à série de matérias mostrando as mais recentes pesquisas eleitorais para governador em todas as Unidades da Federação, nesta terça-feira (26) será a vez da região Norte do Brasil. Os dados a seguir são das pesquisas estimuladas, quando são apresentados ao eleitor os nomes dos pré-candidatos.

Para esta matéria, são levadas em consideração as pesquisas eleitorais mais recentes divulgadas em 2022 conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o fechamento desta matéria. Confira a seguir a situação de cada um dos estados, distribuídos em ordem alfabética:

Acre (AC-04884/2022)

Publicada no dia 7 de junho, a pesquisa mais recente para governador do Acre mostra ampla vantagem do atual governador Gladson Cameli (PP) na sua tentativa de reeleição. Ele possui 41% das intenções de votos contra 17% de Mara Rocha (MDB).

Em seguida, aparece Sérgio Petecão (PSD) com 14% e Jenilson Leite (PSB), com 11%. Nilson Euclides (PSOL) e David Hall (Avante) não pontuaram. Ainda, 9% dos entrevistados responderam ‘Branco/Nulo’ e outros 8% ‘Não Sabem/Não Responderam’.

O levantamento foi realizado pelo Real Time Big Data e contratado pela TV Record. Foram ouvidas 1.500 pessoas entre os dias 4 e 6 de junho.

Amapá

No Amapá apenas duas pesquisas eleitorais foram registradas em 2022, porém nenhuma das duas foi publicada. A primeira delas havia sido contratada pelo portal SelesNafes.com, a ser realizada pelo Instituto Mentor Inteligência. A programação era de coleta de informações entre os dias 26 de março e 3 de abril.

No entanto, no dia 6 de abril, o próprio portal publicou uma notícia informando que ambos desistiram da coleta de dados, devido às condições climáticas e ao cenário indefinido à época.

Uma segunda pesquisa havia sido contratada pela TV Record, a ser feita pelo instituto Real Time Big Data. Ela seria feita entre os dias 6 e 7 de maio. Contudo, uma decisão do juiz Rivaldo Valente Freire, do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), suspendeu a divulgação dos resultados, por haver indícios de irregularidade no questionário da pesquisa. Com isso, o estado não tem pesquisas eleitorais publicadas em 2022.

A preço de hoje, são pré-candidatos ao governo do Amapá Clécio Luís (SD), Gesiel Oliveira (PRTB), Gianfranco Gusmão (PSTU), Jaime Nunes (PSD), Lucas Abrahão (Rede) e Piedade Videira (PSB). O atual governador, Waldez Góes (PDT), apoia Clécio.

Amazonas (AM-02278/2022)

A última pesquisa para governador divulgada no Amazonas é de 19 de julho, realizada pelo Instituto Eficaz. Nela, o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) lidera as intenções de votos com 32,32%, contra o atual governador Wilson Lima (União), que detém 23,12% das respostas.

Em terceiro aparece outro ex-governador, o senador Eduardo Braga (MDB), com 16,04%. Seguem ainda Ricardo Nicolau (SD), com 4,39%; Carol Braz (DT), com 3,82%; Henrique Oliveira (Podemos), com 2,87%; e Marcelo Amil (PSOL), com 0,57%.

Os votos ‘Branco/Nulo’ somaram 12,99% e ‘Não Sabem/Não Responderam’ outros 3,89%. A pesquisa ouviu 2.000 eleitores entre os dias 13 e 17 deste mês.

Pará (PA-02344/2022)

A pesquisa Real Time Big Data/TV Record para governador do Pará foi divulgada no último dia 22. Foram ouvidos 1.500 eleitores entre os dias 20 e 21 de julho.

Nesse levantamento, o atual governador Helder Barbalho (MDB) tem ampla vantagem, com possibilidades de vencer em primeiro turno. Ele soma 62% das intenções de voto.

O segundo lugar, Zequinha Marinho (PL), tem 10%. Em seguida aparecem Fernando Carneiro (PSOL) e Cléber Rabelo, com 2% cada. ‘Branco/Nulo’ recebeu 13% das respostas e 11% disseram ‘Não Sabem/ Não Responderam’.

Rondônia (RO-00114/2022)

Em Rondônia, a pesquisa Real Time Big Data/ TV Record foi publicada em 15 de junho, após ouvir 1.500 entrevistados entre os dia 10 e 11 do mesmo mês. Contudo, oito dias depois, no dia 23, foi suspenso pelo juiz Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO).

Segundo ele, o levantamento foi considerado não confiável, pois a pesquisa não cumpria as normas do TSE, neste caso, a indicação dos bairros percorridos nos municípios para colher as informações e não informar o número de eleitores ouvidos por municípios.

Para essa pesquisa, o atual governador Marcos Rocha (União) liderava a corrida eleitoral, com 32% das intenções de voto, seguido de Marcos Rogério (PL), com 18%.

Léo Moraes (Podemos), com 10%; Vinicius Miguel (PSB), com 7%; e Pimenta de Rondônia (PSOL), com 1%, completam a lista de pré-candidatos. ‘Branco/Nulo’ somou 8% e ‘Não Sabem/Não Responderam’, 24%.

Roraima (RR-04257/2022)

Em Roraima, a ex-prefeita da capital Boa Vista Teresa Surita (MDB) lidera a corrida eleitoral para governador com 47% das intenções de voto, contra 36% do atual governador Antônio Denarium (PP).

Em seguida aparecem Rudson Leite (PV) e Fabio Gonçalves (PSOL), com 1% cada. Por último, Juraci Francisco dos Santos (PDT) não pontuou. Ainda, ‘Branco/Nulos’ recebeu 7% das respostas e 8% ‘Não Sabe/ Não Responderam’.

Os números são do instituto Real Time Big Data, contratado pela TV Record. Foram 1.500 entrevistas entre os dias 5 e 6 de julho. O levantamento foi divulgado no dia 8.

Tocantins (09568/2022)

Em Tocantins, o atual governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) lidera a corrida eleitoral, com 29% das intenções de votos. O segundo é Ronaldo Dimas (PL), com 21%.

Aparecem ainda Osires Damaso (PSC), com 14%; Paulo Mourão (PT), com 11%; e Dr. Luciano Teixeira (DC), com 5%. Outros 9% disseram votar em ‘Branco/Nulo’ e ainda 11% estão entre os indecisos ‘Não Sabem/ Não Responderam’.

A pesquisa, realizada pelo Instituto Vope, ouviu entre os dias 10 e 14 de julho 1.500 eleitores, tendo sido publicada no último dia 15.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política 12 de julho de 2024 DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de ‘rachadinha’ estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça 11 de julho de 2024 DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de 'rachadinha' estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça Republicanos vai apoiar Jhony se o PSB fechar com Nilvan; Lucena já tem chapas definidas; e candidatura do PT em Santa Rita está mantida 10 de julho de 2024 Republicanos vai apoiar Jhony se o PSB fechar com Nilvan; Lucena já tem chapas definidas; e candidatura do PT em Santa Rita está mantida DESTAQUES: Eva Gouveia não vota em Rosália; Republicanos desiste de Romero; e Cabo Gilberto aparece ao lado Milei e Bolsonaro 9 de julho de 2024 DESTAQUES: Eva Gouveia não vota em Rosália; Republicanos desiste de Romero; e Cabo Gilberto aparece ao lado Milei e Bolsonaro DESTAQUES: Pesquisa de Santa Rita aponta para mudança de candidato; Corrinha Delfino alega que foi vítima de golpe; e Queiroga opina sobre candidatos indo em bairros controlados por traficantes 8 de julho de 2024 DESTAQUES: Pesquisa de Santa Rita aponta para mudança de candidato; Corrinha Delfino alega que foi vítima de golpe; e Queiroga opina sobre candidatos indo em bairros controlados por traficantes

Está no Hype

Go to Top