O Republicanos decidiu, nesta terça-feira (4), rejeitar a proposta de federação com União Brasil e PP, frustrando a articulação de lideranças do Centrão para formar um bloco com mais de 150 deputados e 17 senadores.
Segundo o deputado Lafayette Andrada (Republicanos-MG), cerca de 90% da bancada se posicionou contra a aliança. A federação estava sendo negociada entre os presidentes Antônio Rueda (União Brasil), Marcos Pereira (Republicanos) e Ciro Nogueira (PP). O principal argumento contra a federação foi a perda de controle sobre diretórios estaduais e municipais.
Na Paraíba, o Republicanos tem ganhado força e consolidou-se como a segunda maior legenda do estado nas eleições de 2024, elegendo 50 prefeitos, 48 vice-prefeitos e 492 vereadores. O crescimento do partido é impulsionado pela ascensão do deputado federal Hugo Motta.
Em João Pessoa, o partido garantiu a reeleição de Toinho Pé de Aço (6.004 votos), Marmuthe Cavalcanti (5.861 votos) e Marcílio do HBE (5.669 votos), além da eleição de Valdir Trindade, com 4.779 votos.