Blog Gutemberg Cardoso

Reunião de cardeais define que funeral do Papa Francisco será no sábado (26)

O Vaticano declarou nesta terça-feira (22) que o funeral do papa Francisco começará no próximo sábado (26), na Basílica de São Pedro

O Vaticano declarou nesta terça-feira (22) que o funeral do papa Francisco começará no próximo sábado (26), na Basílica de São Pedro, a partir das 10h, horário local, (5h em Brasília).

O funeral será realizado na Praça de São Pedro, a praça em frente à principal basílica do Vaticano.

Funerais papais anteriores também foram realizados ao ar livre, com milhares de pessoas em luto lotando a Praça de São Pedro.

A liturgia fúnebre de Francisco será presidida pelo Cardeal Giovanni Battista, Decano do Colégio Cardinalício, informou o Vaticano.

A cerimônia segue as indicações estabelecidas no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que rege os ritos funerários do Pontífice Romano.

Em um vídeo publicado na manhã desta terça-feira (22/4) o Vaticano é possível ver o corpo de Francisco, que foi posto em um caixão de madeira, conforme pedido de papa.

No vídeo, feito na capela da residência de Santa Marta dois guardas suíços se posicionam ao lado do corpo, enquanto um cardeal asperge água benta sobre os restos mortais e uma missa é celebrada, na presença de poucas pessoas.

De acordo com o Vaticano, o cortejo fúnebre para o traslado do corpo de Francisco até a Basílica de São Pedro terá início às 4h desta quarta-feira (pelo horário de Brasília), e será comandado pelo carmelengo da Igreja Católica, cardeal Kevin Farrell.

O  cortejo passará por pelas Praças de Santa Marta e dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça de São Pedro, entrando em seguida na Basílica Vaticana pela porta central.

Após a Liturgia, haverá um período de visitação à urna mortuária do Papa para que amigos e fiéis se despeçam do Papa Francisco.

Diversos chefes de estado confirmaram presença no funeral do Papa, entre eles o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja; e o presidente da Argentina, terra natal de Franciso, Javier Milei.

Sair da versão mobile