O nome do ex-governador Ricardo Coutinho foi anunciado com entusiasmo na disputa da prefeitura do município de Santa Rita. A decisão foi tomada em uma reunião da federação do PT, PCdoB e PV na segunda-feira (17/07) e homologada em ata.
Participaram do encontro os presidentes do PT, Severino Leôncio, do PC do B, Gilvan dos Santos, e do PV, que atualmente não possui diretório municipal.
O fato deixou a política local apreensiva, já que seria um grande nome para o cenário de 2024. Todavia, Ricardo preferiu se manter em silêncio, sem comentar qualquer possibilidade de levar para frente sua pré-candidatura.
O presidente do PT de Santa Rita, Severino Leôncio (Biló), enfatizou a relevância política do ex-governador para o município e afirmou que a federação acolheu a indicação do nome de Ricardo Coutinho para a disputa eleitoral.
“A gente vem conversando com o ex-governador Ricardo Coutinho já há algum tempo na possibilidade dele ser o candidato do PT em Santa Rita e segunda-feira passada, a federação PT, PV e PCdoB se reuniu e reafirmou a pré-candidatura do companheiro Ricardo Coutinho a prefeito de Santa Rita em 2024. Vemos com grande importância para a cidade a pré-candidatura dele, que vem trazer a construção de uma melhoria da qualidade de vida para a população de Santa Rita. Vamos construindo, conversando com os companheiros, políticos e população para construir essa pré-candidatura. Acredito que vai dar tudo certo. Ricardo disse que está disponível, topa fazer o debate político e construir a pré-candidatura e a partir de 8 de outubro, após o congresso municipal do PT, que é realizado em todo o território nacional”, afirmou Biló.
Apesar da fala de Biló, Coutinho ignorou os questionamentos da imprensa, deixando dúvidas sobre suas intenções políticas.
Nas últimas eleições, ele disputou cargos políticos, mas sem sucesso. Havia a expectativa que ele pudesse assumir algum cargo no governo Lula, porém, até o momento não aconteceu.