ROSTO DE OZEMPIC: Médicos alertam para o uso indiscriminado do remédio para emagrecimento: entenda os riscos
O medicamento semaglutida mais conhecido pelo nome comercial Ozempic é indicado para tratamento de diabetes tipo 2, mas recentemente no Brasil, circulam nas redes sociais, com milhões de postagens e publicações, relatos e boatos (inclusive de famosos como Jojo Todynho) do uso do remédio para perda de peso.
Médicos da sociedade brasileira de endocrinologia alertam que “A pessoa que emagreceu só com o Ozempic, sem acompanhamento médico e nutricional, pode voltar a engordar”.
O medicamento não possui no país autorização para essa finalidade, embora existam relatos de que alguns médicos estejam receitando Semaglutida para esse fim. O uso off label, (como se diz na indústria farmacêutica quando um medicamento é utilizado para tratamento de outra patologia diferente da que foi indicada no momento em que foi patenteada) da Samaglutida ainda não foi autorizado pelo Ministério da saúde. As vendas do medicamento movimentaram mais de 6 bilhões de dólares no mundo todo até agosto de 2022, de acordo com Associação de Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Ozempic foi o medicamento mais vendido no Brasil em 2021, mesmo quando o seu uso ainda nem tinha sido autorizado para uso no país.
A farmacêutica Novo Nordisk, fabricante do medicamento no Brasil encaminhou nota à imprensa no mês de março destacando que não endossa o uso para outras finalidades: “É importante ressaltar que a companhia não endossa ou apoia a promoção de informações de caráter off label.
Os efeitos do uso de Semaglutida podem ser de leves a graves, que podem ser desde desconfortos gástricos, gases, diarreia e vômitos, podendo afetar, rins além de perda de massa muscular. Ela não deve ser utilizada para tratar diabetes tipo 1) e pessoas com IMC maior que 30 ou com IMC igual ou maior que 27 que tenham ao menos uma comorbidade, ou seja, uma doença como hipertensão, diabetes, problema cardiovascular, entre outras, associada.
O principal problema apontado pelos médicos em relação ao Ozempic é a forma como muitas pessoas têm utilizado o medicamento. Mesmo que na teoria seja exigida a receita médica para a venda, muitos adquirem o remédio sem indicação médica, e passam a usá-lo sem acompanhamento.
Outro efeito colateral que chama atenção nas redes é o chamado “Rosto de Ozempic” onde quem utiliza o remédio fica com aparência cadavérica, pela perda acentuada de massa muscular no rosto, saltando os olhos.
Vale lembrar também que o uso de Semaglutida para diabetes Tipo 2 é perfeitamente seguro e eficaz, assim como todo medicamento devem ser utilizados com orientação e acompanhamento médico.