ROSTO DE OZEMPIC: Médicos alertam para o uso indiscriminado do remédio para emagrecimento: entenda os riscos

 

 

 

 

O medicamento semaglutida mais conhecido pelo nome comercial Ozempic é indicado para tratamento de diabetes tipo 2, mas recentemente no Brasil, circulam nas redes sociais, com milhões de postagens e publicações, relatos e boatos (inclusive de famosos como Jojo Todynho) do uso do remédio para perda de peso.

Médicos da sociedade brasileira de endocrinologia alertam que “A pessoa que emagreceu só com o Ozempic, sem acompanhamento médico e nutricional, pode voltar a engordar”.

O medicamento não possui no país autorização para essa finalidade, embora existam relatos de que alguns médicos estejam receitando Semaglutida para esse fim. O uso off label, (como se diz na indústria farmacêutica quando um medicamento é utilizado para tratamento de outra patologia diferente da que foi indicada no momento em que foi patenteada) da Samaglutida ainda não foi autorizado pelo Ministério da saúde. As vendas do medicamento movimentaram mais de 6 bilhões de dólares no mundo todo até agosto de 2022, de acordo com Associação de Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma),  Ozempic foi o medicamento mais vendido no Brasil em 2021, mesmo quando o seu uso ainda nem tinha sido autorizado para uso no país.

A farmacêutica Novo Nordisk, fabricante do medicamento no Brasil  encaminhou nota à imprensa no mês de março destacando que não endossa o uso para outras finalidades:  “É importante ressaltar que a companhia não endossa ou apoia a promoção de informações de caráter off label.

Os efeitos do uso de Semaglutida podem ser de leves a graves, que podem ser desde desconfortos gástricos, gases, diarreia e vômitos, podendo afetar, rins além de perda de massa muscular. Ela não deve ser utilizada para tratar diabetes tipo 1) e pessoas com IMC maior que 30 ou com IMC igual ou maior que 27 que tenham ao menos uma comorbidade, ou seja, uma doença como hipertensão, diabetes, problema cardiovascular, entre outras, associada.

O principal problema apontado pelos médicos em relação ao Ozempic é a forma como muitas pessoas têm utilizado o medicamento. Mesmo que na teoria seja exigida a receita médica para a venda, muitos adquirem o remédio sem indicação médica, e passam a usá-lo sem acompanhamento.

Outro efeito colateral que chama atenção nas redes é o chamado “Rosto de Ozempic” onde quem utiliza o remédio fica com aparência cadavérica, pela perda acentuada de massa muscular no rosto, saltando os olhos.

Vale lembrar também que o uso de Semaglutida para diabetes Tipo 2 é perfeitamente seguro e eficaz, assim como todo medicamento devem ser utilizados com orientação e acompanhamento médico.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Romero recebe proposta dos Cunha Lima; Nilvan Ferreira ganha apoio de João Gonçalves; e Kassab, do PSD, quer Eva Gouveia como candidata a prefeita 19 de julho de 2024 DESTAQUES: Romero recebe proposta dos Cunha Lima; Nilvan Ferreira ganha apoio de João Gonçalves; e Kassab, do PSD, quer Eva Gouveia como candidata a prefeita DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  18 de julho de 2024 DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo 17 de julho de 2024 DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde 16 de julho de 2024 DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política 12 de julho de 2024 DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política

Está no Hype

Go to Top