Blog Gutemberg Cardoso

SANTA RITA: Quem será o candidato de Emerson Panta para 2024? Cinco nomes são cogitados pelo atual gestor; confira quem são

 

As eleições serão em outubro do próximo ano, mas o cenário político em Santa Rita já começa a tomar forma. O atual prefeito, Emerson Panta (PP), não pode mais se reeleger, por conta da legislação eleitoral. Assim sendo, ele precisa escolher quem será o seu candidato na terceira maior cidade da Paraíba.

De início, o gestor precisa definir com integrantes de sua base um nome coeso, que reflita na maior participação de Santa Rita nas decisões políticas da Paraíba.

Em entrevista recente, Panta revelou que está trabalhando para que a decisão de sua base política reflita no aumento de investimentos públicos na cidade, ampliando a injeção de recursos em obras e serviços para melhorar a qualidade de vida da população.

“Esse é o objetivo essencial: ampliar a capacidade de seguir desenvolvendo Santa Rita, levando cada vez mais obras e serviços a todos”, disse ele.

Para cumprir esse objetivo, Emerson Panta já cogita alguns nomes para sucedê-lo no município. Entre eles estão: Luciano Alvino (primo), Flávio Panta (primo), Jackson Alvino (Vereador Presidente da Câmara), Rafael Monteiro (Chefe de Gabinete de Santa Rita) e Edilene da Silva Santos (secretária de Educação).

O escolhido de Panta

Nos bastidores, o nome favorito de Panta é o de Luciano Alvino, seu primo e subprocurador da Câmara Municipal. Ele foi candidato a Vereador em Santa Rita nas Eleições 2020 pelo PODE (Podemos). Natural de Santa Rita, Luciano Alvino da Costa tem 42 anos de idade. Na última eleição, foi advogado da banca jurídica e coordenador da campanha eleitoral do atual prefeito.

Em 2020, Panta tentou de todas as formas, segundo o portal News Paraíba, colocar o primo como vice na sua chapa, chegando a recorrer à Executiva Nacional do partido, porém, sem êxito.

Para 2024, ele seria a escolha mais assertiva do atual gestor da cidade. Alvino já vem trabalhando há muito tempo com Panta e possui uma grande influência no cenário político e social de Santa Rita.

Rafael Monteiro e Edilene são segundas opções

O nome do secretário de saúde e chefe de gabinete, Rafael Monteiro, também corre nos bastidores, embora tenha perdido força.

Rafael não é um nome tão conhecido na cidade, quando comparado com Luciano Alvino. Analisando o contexto em que a cidade das águas minerais vive, a decisão seria bastante frágil. Seu nome não tem um histórico político, e não aparece tanto, quando comparado a outros prefeitos que se elegeram no passado. Sua escolha seria motivo de festa para oposição.

Segundo informações, Edilene Santos, secretária de educação, que possivelmente poderia aparecer, não tinha ficado muito contente com a escolha de Luciano Alvino. Ela é presente na gestão e esperava ser convidada para tal cargo.

Flávio Panta parece não ter interesse

O primo de Emerson Panta e secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Santa Rita, Flávio Panta, falou para o podcast ‘Ninja Cast’ sobre a sucessão eleitoral na cidade. Ele cravou o prefeito Emerson Panta como o grande condutor das articulações com vistas à sucessão eleitoral, e aparentou demonstrar pouco interesse na possibilidade de ser o candidato à prefeitura de Santa Rita, em 2024.

“O comandante maior do nosso grupo é o prefeito Panta, ele coordena isso muito bem, os resultados vem mostrando isso, o gestor tem habilidade política para isso, até porque ele não chegou aonde chegou à toa. O projeto hoje vem dando certo”, pontuou.

Os nomes que correm por fora

Correndo por fora, está o vereador Jackson Alvino (PSD), que está à frente da Câmara de Santa Rita, no biênio 2023/2024. Ele preside a Casa ao lado de Jardel Alves (1º vice-presidente), Luciano Serrano, o Nininho do Bode, (2º vice-presidente), Alysson Gomes (1º secretário), Cícero Medeiros (2º secretário) e Reginaldo Fidelis (3º secretário).

Além dele, está Conceição Amália da Silva Pereira, secretária de Assistência Social, que conta com muito carisma de Panta.

A oposição já está se movendo

O principal nome do outro lado é o de Pedrito Gomes (União Brasil), que já foi prefeito de Cruz do Espírito Santo e candidato a deputado estadual nas eleições de 2022.

O ex-gestor, que atualmente é filiado ao União Brasil, afirmou que deixará os quadros da sigla e deverá ingressar no Republicanos – que na Paraíba é comandado pelo deputado federal Hugo Motta. Segundo ele, as conversas com o dirigente do Republicanos já estão avançadas. O objetivo é disputar a prefeitura da terra dos canaviais, Santa Rita, já no novo partido.

“Eu vou sair dos quadros do União Brasil, já é uma decisão nossa. Estamos tendo conversas com o deputado federal Hugo Motta do Republicanos. Conversei também com Tibério Limeira. Vou deixar a sigla no momento oportuno e que a justiça eleitoral me permita”, afirmou.

Recentemente, o ex-prefeito postou foto com Dr. Juca, médico conhecido na cidade e na política local. Passou um tempo longe dos holofotes, mas segundo informações vai se unir a Pedrito para derrotar o nome de Panta na disputa em 2024.

Dr. Juca já foi vereador em Santa Rita, e candidato a deputado federal em 2014, na ocasião o mais bem votado na cidade, também disputou como vice-prefeito em 2016.

Nas eleições de 2022, Pedrito Gomes saiu como candidato a deputado estadual, pelo União Brasil e foi o segundo nome mais votado na cidade de Santa Rita. Ele obteve 4.314 votos, totalizando 6,20% dos votos válidos.