“Se fosse a Janja, renunciava a esse cargo de primeira-dama”, diz Marcia Tiburi

A filósofa Marcia Tiburi afirmou que Janja deveria deixar o cargo de primeira-dama para fazer ‘algo mais revolucionário’ em prol da cultura feminista. A declaração foi feita para o UOL na quinta-feira (11), no momento em que a entrevistada foi questionada sobre como via o papel da esposa de Lula (PT) no cargo federal.

“Eu gosto muito da Janja, gosto da Janja como ela é, gosto da performance dela. Agora, se eu for bastante radical, vou dizer o que eu já disse em outras entrevistas, eu se fosse a Janja renunciava a esse cargo de primeira dama e ia fazer alguma coisa realmente mais revolucionária”, disse. “Eu acho que não combina com uma feminista ser primeira-dama”, continuou.

A escritora ponderou sobre a necessidade de apoio ao presidente Lula (PT), mas defendeu que Janja pudesse ter vida própria, e seguir com projetos próprios. “Sair desse papel de esposa que apoia, acho que é importante para as esposas do Brasil. Acho que nós precisamos colocar as mulheres em outro patamar na política brasileira, na cultura, na história, em todos os lugares”.

“Eu [no lugar dela] tomaria uma atitude bem drástica, diria: ‘somos casados, você é presidente, eu tenho uma vida própria’. E construiria uma história com as mulheres brasileiras, onde nós não funcionamos por hierarquia. Porque esse negócio de ser primeira-dama é o que é você focar nas costas, uma grande mulher que fica segurando um grande homem”, destacou.

“Eu sairia desse lugar inessencial e subalterno e iria para um lugar de protagonismo. Para nós, mulheres, protagonismo não tem a ver com narcisismo.”

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política 12 de julho de 2024 DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de ‘rachadinha’ estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça 11 de julho de 2024 DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de 'rachadinha' estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça Republicanos vai apoiar Jhony se o PSB fechar com Nilvan; Lucena já tem chapas definidas; e candidatura do PT em Santa Rita está mantida 10 de julho de 2024 Republicanos vai apoiar Jhony se o PSB fechar com Nilvan; Lucena já tem chapas definidas; e candidatura do PT em Santa Rita está mantida DESTAQUES: Eva Gouveia não vota em Rosália; Republicanos desiste de Romero; e Cabo Gilberto aparece ao lado Milei e Bolsonaro 9 de julho de 2024 DESTAQUES: Eva Gouveia não vota em Rosália; Republicanos desiste de Romero; e Cabo Gilberto aparece ao lado Milei e Bolsonaro DESTAQUES: Pesquisa de Santa Rita aponta para mudança de candidato; Corrinha Delfino alega que foi vítima de golpe; e Queiroga opina sobre candidatos indo em bairros controlados por traficantes 8 de julho de 2024 DESTAQUES: Pesquisa de Santa Rita aponta para mudança de candidato; Corrinha Delfino alega que foi vítima de golpe; e Queiroga opina sobre candidatos indo em bairros controlados por traficantes

Está no Hype

Go to Top