Conheça os 28 prefeitos que não conseguiram a vitória do seu candidato a senador no primeiro turno

O primeiro turno teve fim no último domingo (2), e a segunda principal disputa na Paraíba, foi uma das mais acirradas dos últimos anos. Oito candidatos concorreram ao cargo de Governador, sendo que cinco deles tiveram votações expressivas.

O Polêmica Paraíba e o Blog do Gutemberg em um extenso trabalho de pesquisa e apuração, ouviu Prefeitos e Vice-Prefeitos das 223 Prefeituras da Paraíba, e trouxe com exclusividade duas pesquisa com os apoios dos chefes municipais na disputa ao Senado.

O primeiro levantamento foi apresentado ao público no dia 29 de Maio, englobando sete candidatos, incluindo Rangel Júnior que teve o nome preterido na federação PT-PCdo B e PV, e o Deputado Federal Aguinaldo Ribeiro que desistiu de disputar à eleição e decidiu tentar mais uma reeleição na Câmara Federal.

Nessa matéria nós iremos elencar os gestores que não conseguiram o apoio da população, ao conseguir emplacar uma vitória dos seus candidatos em primeiro turno.

Mapa dos Apoios no dia da Eleição

28 dos 223 Prefeitos não tiveram o êxito desejado, no último domingo (2). Nós podemos destacar alguns dos gestores de grandes cidades do estado, a capital João Pessoa, Guarabira, Cajazeiras, Conde e Santa Rita.

Em quatro dessas cidades, os gestores apoiavam Bruno Roberto, em três houve a vitória do ex-Governador Ricardo Coutinho e na cidade de Guarabira, Pollyana Dutra foi a vencedora.

Na capital do estado, aconteceu a maior surpresa, mesmo com o apoio maciço do Governador e do Prefeito Cícero Lucena, Pollyanna ficou em segundo lugar, perdendo para o Pastor Sérgio Queiroz, que só conseguiu vencer em João Pessoa.

A pior votação foi de Bruno Roberto em Condado, o candidato de Bolsonaro na Paraíba, foi o quarto colocado, tendo apenas 144 votos, enquanto Pollyanna Dutra assegurou a liderança com 1776 votos.

Pollyana foi quem mais obteve vitórias em locais que não tinham o Prefeito ao seu lado, no total foram 12 municípios que preferiram acreditar no projeto da candidata de João Azevêdo, se destacando sete cidades que estavam com Efraim, dentre elas Mulungu, Remígio e seu reduto eleitoral, Pombal. E cinco locais que estavam com Bruno Roberto, se destacando Areia, Guarabira e Mari.

Ricardo Coutinho conseguiu a vitória em dez cidades, no caso do ex-Governador, nós podemos destacar Cajazeiras, Santa Rita e Mamanguape.

O Senador eleito, Efraim Filho, teve êxito em quatro cidades, dentre elas Boqueirão, Lucena e Massaranduba, mas foi também o segundo que mais perdeu. Foram 12 derrotas em municípios, onde ele era o candidato do Prefeito.

Bruno Roberto foi quem mais teve prejuízo com o apoio dos gestores, o candidato do PL perdeu em quatorze municípios. O filho de Wellington Roberto só conseguiu a virada em Camalaú.

Tabela comparativa entre o apoio dos Prefeitos e o vencedor em cada cidade:

CIDADE APOIO VENCEDOR
AREIA Bruno Roberto Pollyanna Dutra
BOQUEIRÃO Bruno Roberto Efraim Filho
CAJAZEIRAS Bruno Roberto Ricardo Coutinho
CAMALAÚ Efraim Filho Bruno Roberto
CARAÚBAS Efraim Filho Ricardo Coutinho
CARRAPATEIRA Bruno Roberto Ricardo Coutinho
CONDADO Bruno Roberto Pollyanna Dutra
CONDE Bruno Roberto Ricardo Coutinho
COREMAS Efraim Filho Pollyanna Dutra
CUITEGI Efraim Filho Pollyanna Dutra
GUARABIRA Bruno Roberto Pollyanna Dutra
GURINHÉM Bruno Roberto Ricardo Coutinho
ITATUBA Efraim Filho Pollyanna Dutra
JOÃO PESSOA Pollyanna Dutra Sérgio Queiroz
LUCENA Bruno Roberto Efraim Filho
MAMANGUAPE Efraim Filho Ricardo Coutinho
MARI Bruno Roberto Pollyanna Dutra
MASSARANDUBA Sérgio Queiroz Efraim Filho
MULUNGU Efraim Filho Pollyanna Dutra
PASSAGEM Efraim Filho Ricardo Coutinho
POMBAL Efraim Filho Pollyanna Dutra
REMÍGIO Efraim Filho Pollyanna Dutra
SALGADO DE SÃO FÉLIX Bruno Roberto Pollyanna Dutra
SANTA CECÍLIA Bruno Roberto Efraim Filho
SANTA RITA Bruno Roberto Ricardo Coutinho
SÃO VICENTE DO SERIDÓ Efraim Filho Ricardo Coutinho
SERRA BRANCA Bruno Roberto Ricardo Coutinho
TAPEROÁ Efraim Filho Pollyanna Dutra

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

Se Lula pedir a vaga de vice de Cícero para o PT, João Azevêdo e o PSB cederiam?: Por Gutemberg Cardoso 23 de maio de 2024 Se Lula pedir a vaga de vice de Cícero para o PT, João Azevêdo e o PSB cederiam?: Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Se Romero desistir para onde irão os eleitores que são contra Bruno?; Em Bayeux, vice de Taciana pode ser Kita; e Secretário deve ir à ALPB 22 de maio de 2024 DESTAQUES: Se Romero desistir para onde irão os eleitores que são contra Bruno?; Em Bayeux, vice de Taciana pode ser Kita; e Secretário deve ir à ALPB DESTAQUES: PT quer Cartaxo prefeito e Cida vice; Tovar nega candidatura de Romero em junho; e Edinho Silva vai substituir Gleisi Hoffmann 21 de maio de 2024 DESTAQUES: PT quer Cartaxo prefeito e Cida vice; Tovar nega candidatura de Romero em junho; e Edinho Silva vai substituir Gleisi Hoffmann DESTAQUES: Camilo Santana esteve na Paraíba e ninguém soube; Cássio pode ser candidato em CG?; e nomes dos vices estão em alta em Bayeux 20 de maio de 2024 DESTAQUES: Camilo Santana esteve na Paraíba e ninguém soube; Cássio pode ser candidato em CG?; e nomes dos vices estão em alta em Bayeux DESTAQUES: Rusga entre Assembleia e o Governo do Estado; PT tem decisão importante na segunda-feira; e Inácio cansou de esperar por Romero em CG 17 de maio de 2024 DESTAQUES: Rusga entre Assembleia e o Governo do Estado; PT tem decisão importante na segunda-feira; e Inácio cansou de esperar por Romero em CG

Está no Hype

Go to Top