Blog Gutemberg Cardoso

Sem provas, Nicolás Maduro questiona eleições no Brasil e mente ao dizer que resultados não são auditados; VEJA VÍDEO

Com ameaças de Maduro, Brasil manda alerta para respeitar resultado do voto

Por meios diplomáticos e canais informais, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mandou mensagens claras e alertas tanto ao presidente Nicolas Maduro quantos aos principais grupos de oposição na Venezuela para que respeitem o resultado da eleição, marcada para este fim de semana no país sul-americano.

Fontes em Caracas confirmam que a ação do governo brasileiro tem sido a de garantir que o processo eleitoral seja concluído e que as forças políticas do país optem por reconhecer uma eventual derrota, seja de que lado for.

A eleição é aposta central da estratégia brasileira para conseguir que haja uma normalização política da Venezuela e, portanto, uma estabilização regional, depois de 20 anos de uma crise política que expulsou mais de 6 milhões de venezuelanos para fora do país.

Mas, nos últimos dias, Maduro vem elevando o tom de ameaças e difundindo desinformação sobre o sistema eleitoral brasileiro, de que não seria auditável. O venezuelano ainda foi irônico, sugerindo que Lula tome um “chá de camomila” diante dos comentários do brasileiro de que ficou assustado com a postura de Maduro ao anunciar que haveria um “banho de sangue” caso ele não vença a eleição.