Rol taxativo
Senado aprova Lei que obriga planos de saúde a custear tratamentos fora do rol da ANS

O Senado aprovou nesta segunda (29) o projeto de lei que obriga os planos de saúde a arcar com procedimentos ou tratamentos que não estejam na lista de referência básica da ANS, colocando fim ao chamado rol taxativo. O texto vai à sanção presidencial.

A proposta resgata o rol exemplificativo e estabelece que a relação de procedimentos da ANS serve apenas de “referência básica” para os planos de saúde. Desta forma, os beneficiários poderão pedir a cobertura de tratamentos que não estejam na lista, desde que sejam reconhecidos por outras agências ou que haja comprovação científica.

O projeto de lei foi aprovado no começo de agosto na Câmara dos Deputados em reação à decisão do STJ. Em junho, o tribunal entendeu que as operadoras de planos de saúde são obrigadas a custear apenas os 3.368 tratamentos que estão na lista da ANS.

O projeto de lei, apresentado em reação à decisão do STJ, determina que o Reps será apenas a “referência básica” para a cobertura dos planos de saúde. Um tratamento fora da lista deverá ser aceito desde que cumpra uma das seguintes condições:

  • tenha eficácia comprovada cientificamente;

  • seja recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec); ou

  • seja recomendado por pelo menos um órgão de avaliação de tecnologias em saúde com renome internacional.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

<h6>Rol taxativo</h6>DESTAQUES: Deusdete só será candidato se João ficar no governo; Nilvan almeja ser deputado estadual em 2026; e Operação do Gaeco prende defensor público e advogado na PBRol taxativoSenado aprova Lei que obriga planos de saúde a custear tratamentos fora do rol da ANS" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 3 de dezembro de 2024 DESTAQUES: Deusdete só será candidato se João ficar no governo; Nilvan almeja ser deputado estadual em 2026; e Operação do Gaeco prende defensor público e advogado na PB <h6>Rol taxativo</h6>DESTAQUES: Motta afirma que Galdino é um grande quadro para disputar o Governo; Partidos podem ter dores de cabeça em JP; e Candidatura de Deusdete depende de uma condiçãoRol taxativoSenado aprova Lei que obriga planos de saúde a custear tratamentos fora do rol da ANS" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 2 de dezembro de 2024 DESTAQUES: Motta afirma que Galdino é um grande quadro para disputar o Governo; Partidos podem ter dores de cabeça em JP; e Candidatura de Deusdete depende de uma condição <h6>Rol taxativo</h6>Dura realidade do Brasil! Você acha normal um golpe de estado? – Por Gutemberg CardosoRol taxativoSenado aprova Lei que obriga planos de saúde a custear tratamentos fora do rol da ANS" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 30 de novembro de 2024 Dura realidade do Brasil! Você acha normal um golpe de estado? - Por Gutemberg Cardoso <h6>Rol taxativo</h6>DESTAQUES: Quais as chances de Márcio Roberto conseguir a vaga de Bosco Carneiro na ALPB; Bolsonaro se exalta em entrevista; e confira o panorama da disputa pela Câmara de JPRol taxativoSenado aprova Lei que obriga planos de saúde a custear tratamentos fora do rol da ANS" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 29 de novembro de 2024 DESTAQUES: Quais as chances de Márcio Roberto conseguir a vaga de Bosco Carneiro na ALPB; Bolsonaro se exalta em entrevista; e confira o panorama da disputa pela Câmara de JP <h6>Rol taxativo</h6>DESTAQUES: Hugo Motta pode disputar o governo do estado; Prefeito e Vereador trocam socos no Pará; e Bispo José Luiz rompe com grupo de Eduardo CarneiroRol taxativoSenado aprova Lei que obriga planos de saúde a custear tratamentos fora do rol da ANS" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 28 de novembro de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta pode disputar o governo do estado; Prefeito e Vereador trocam socos no Pará; e Bispo José Luiz rompe com grupo de Eduardo Carneiro

Está no Hype

Go to Top