Hoje, dia 19 de setembro, será realizada uma homenagem ao ex-senador Zé Maranhão no Senado Federal, em Brasília. Trata-se do lançamento de um livro que celebra “grandes vultos que honraram o Senado”. A obra, intitulada “José Maranhão: Uma Vida pela Paraíba e pelo Brasil”, é escrita por Francisco de Sales Gaudêncio e Eduardo Peruzzo, tem 540 páginas e conta com um prefácio escrito pelo ex-presidente Michel Temer, amigo pessoal de Maranhão desde a época do MDB raiz.
O livro apresenta a face mais pessoal e momentos marcantes da vida de José Maranhão, um dos maiores políticos da Paraíba e do Brasil. Para a elaboração da obra, foram ouvidos inúmeros familiares, amigos próximos e políticos contemporâneos.
José Targino Maranhão, também conhecido como Zé Maranhão, nasceu em Araruna, no Agreste paraibano, em 6 de setembro de 1933 e faleceu em 8 de fevereiro de 2021, após complicações decorrentes da Covid-19. Ele ocupou diversos cargos políticos e era formado em direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além da política, atuava como empresário e pecuarista e era piloto de avião particular, frequentemente pilotando o próprio voo em suas viagens. Deixou esposa, a desembargadora Maria de Fátima Bezerra, três filhos e dois netos.