Em debate na CNN, Izalci Lucas revelou que alertou Bolsonaro sobre desvio de R$ 70 milhões no INSS ainda em 2018; deputado Alencar Santana acusa o ex-presidente de prevaricação
O senador Izalci Lucas (PL-DF) declarou que havia informado o ex-presidente Jair Bolsonaro sobre as fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda em 2018, durante a transição do governo. A informação foi divulgada durante debate com o deputado Alencar Santana (PT-SP), na CNN, nesta segunda-feira (19).
O argumento de Izalci Lucas é de que já havia indícios da fraude no INSS, e que o assunto foi levado ao governo Bolsonaro. Contudo, revela que as investigações não foram realizadas.
“Recebi no meu gabinete os peritos do INSS, pois havia indícios de roubo por mais de R$ 70 milhões. Nós levamos isso na transição para o governo Bolsonaro, que imediatamente fez todo o estudo e editou a medida provisória 871. (…) As denúncias que eu recebi geraram, realmente, por parte do governo Bolsonaro, a edição de uma medida provisória para estancar essa farra de aposentadoria que existia. Agora, com relação à denúncia fica claro que essa questão foi a mídia, a imprensa, não foi CGU, AGU, não tinham como investigar. A coisa era tão absurda, escancarada…”, revelou o senador Izalci Lucas durante o debate.
O deputado petista, Alencar Santana, rebateu. Disse ao senador que ele e Bolsonaro prevaricaram, e que o parlamentar teria assumido a ação ao vivo: “O senhor acabou de assumir aqui que o governo Bolsonaro sabia e que não fez nada, coisa que deveria ter feito lá atrás. Você mesmo falou que soube da denúncia, levou ao Bolsonaro, e não foi tomada nenhuma ação por parte da política, da CGU… O senhor e o presidente Bolsonaro prevaricaram. Vocês não fizeram nada e o senhor acaba de assumir aqui ao vivo”, rebateu o deputado Alencar Santana.
Após o debate ao vivo, o parlamentar Alencar Santana ainda recorreu às redes sociais para denunciar o caso, e relacionou a ação da oposição ao atropelo nas investigações, para coibir as ações de órgãos como Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU). “Bolsonaro teve quatro anos para investigar e nunca abriu investigação. É por isso que eles querem a CPI, para atrapalhar as investigações da Polícia Federal e da CGU”, escreveu Santana nas redes sociais, durante veiculação do vídeo do momento em que Izalci afirma a frase.
Veja o vídeo, divulgado pelo deputado Alencar Santana:
Um senador do PL – Izalci Lucas (PL-DF) – assumiu AO VIVO em debate comigo na CNN Brasil que informou Jair Bolsonaro sobre as fraudes no INSS ainda em 2018, no gabinete de transição do governo, antes da posse. Bolsonaro teve QUATRO ANOS para investigar e… pic.twitter.com/tVOF4Gikqm
— Dep. Alencar Santana (@AlencarBraga13) May 19, 2025