A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, nesta sexta-feira (7), o julgamento dos recursos apresentados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e por outros seis condenados no chamado Núcleo 1 da trama golpista.
O julgamento ocorrerá no plenário virtual do Supremo, com início às 11h e término previsto para as 23h59 da próxima sexta-feira (14).
Os ministros analisarão embargos de declaração, recurso que serve apenas para esclarecer possíveis omissões, contradições ou erros materiais no acórdão do julgamento anterior, realizado em 11 de setembro. Esse tipo de recurso, no entanto, não tem poder para alterar o resultado da condenação e, na maioria dos casos, é rejeitado pelo tribunal.
A defesa de Jair Bolsonaro apresentou os embargos contra a pena de 27 anos e 3 meses de prisão, alegando ilegalidades processuais e cerceamento de defesa durante a tramitação da ação penal.
Com o início da análise, o julgamento se estende até o dia 14 de novembro, quando será proclamado o resultado final dos recursos.

