Ícone do site Blog Gutemberg Cardoso

STF julga núcleo 4 do golpe nesta terça-feira: saiba quem são os denunciados e quais as acusações

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (6) o julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra sete investigados que integram o chamado núcleo 4 da trama golpista liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O objetivo do julgamento é analisar se há elementos suficientes para transformar os acusados em réus por sua suposta participação na tentativa de golpe de Estado. A análise pode se estender até quarta-feira (7).

Quem são os acusados

Sete investigados, a maioria com vínculos com as Forças Armadas e órgãos de segurança pública, são alvos da denúncia. Eles são acusados de integrar uma operação coordenada de desinformação com o objetivo de deslegitimar o processo eleitoral de 2022, fomentar instabilidade social e atacar as instituições democráticas.

Operação de desinformação e uso ilegal da Abin

Segundo a denúncia da PGR, os integrantes do núcleo 4 atuavam como um braço informacional da tentativa de golpe. Eles teriam coordenado a divulgação de notícias falsas sobre o sistema eleitoral, incentivado acampamentos golpistas em frente ao quartel-general do Exército em Brasília e articulado ataques cibernéticos contra autoridades e instituições.

A acusação aponta ainda que parte dos investigados utilizou indevidamente recursos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para monitorar adversários políticos e espalhar conteúdos desestabilizadores.

Quais crimes são atribuídos aos acusados

Os sete investigados são denunciados por cinco crimes:

A Primeira Turma do STF — composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux — analisará se há indícios suficientes para transformar os acusados em réus e abrir uma ação penal contra eles.

Avanço na responsabilização da trama golpista

Com este julgamento, o STF dá continuidade à responsabilização dos envolvidos na tentativa de golpe. Até agora, 14 pessoas já se tornaram rés, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, o general Walter Braga Netto e o deputado federal Alexandre Ramagem.

Além do núcleo 4, a PGR já denunciou outros três grupos:

 

Sair da versão mobile