Blog Gutemberg Cardoso

Suplente aciona Justiça Eleitoral para barrar diplomação da esposa de Marinaldo Cardoso em Campina Grande

O suplente de vereador em Campina Grande, Pastor Índio (Novo), acionou a Justiça Eleitoral para tentar impedir a diplomação de Aninha Cardoso, esposa do atual presidente da Câmara Municipal, Marinaldo Cardoso. Na ação, o requerente alega supostas irregularidades no prazo de desincompatibilização e abuso de poder político.

Segundo a AIJE, Aninha Cardoso ocupava o cargo de Secretária Parlamentar no gabinete do deputado federal Romero Rodrigues até o dia 14 de agosto de 2024, data oficial da exoneração publicada no Diário Oficial da Câmara dos Deputados.

A par disso, o denunciante argumenta que a candidata não respeitou o prazo legal de desincompatibilização de três meses antes do pleito eleitoral, exigido para servidores em cargos comissionados, conforme a Súmula 54 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No documento ainda consta que Aninha teria substituído a candidatura de seu marido, Marinaldo Cardoso, e que seu filho teria sido nomeado para o mesmo cargo que ela ocupava, configurando abuso de poder político.

Diante das denúncias, a AIJE solicita a cassação do diploma de Aninha Cardoso e a convocação do suplente, e pede uma liminar para impedir sua diplomação.

Confira aqui a íntegra do documento.