SUS e Inteligência Artificial: Risco ou Revolução? Ministério da Saúde planeja implantar da tecnologia

O Ministério da Saúde está estudando a possibilidade de implementar a inteligência artificial (IA) no Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de aprimorar os serviços de saúde no país. Especialistas destacam as vantagens e os desafios dessa iniciativa.

A Secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, afirma que a utilização da IA no SUS visa reduzir e filtrar a demanda de pacientes, melhorando o acesso, diminuindo filas de espera, reduzindo custos e aumentando a qualidade do atendimento.

A implementação da IA no SUS traria benefícios como o atendimento em áreas remotas e a personalização de diagnósticos. Profissionais de saúde nessas regiões poderiam contar com suporte especializado e ter acesso a informações atualizadas, melhorando a qualidade do atendimento prestado.

Especialistas destacam que o SUS tem um potencial maior para a implementação da IA do que a iniciativa privada, devido à sua abrangência e à disponibilidade de dados. Enquanto a iniciativa privada possui sistemas independentes e bases de dados fragmentadas, o SUS pode aproveitar a quantidade de informações geradas para identificar padrões e tendências, melhorando os serviços de saúde.

No entanto, a implementação da IA no SUS enfrenta desafios, como a necessidade de unificar as informações dos pacientes em um sistema de prontuários eletrônicos integrado. Além disso, a criação de ferramentas de IA específicas para cada região do país é vista como fundamental para garantir diagnósticos mais precisos e eficientes.

(Fonte: Correio Braziliense)

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  18 de julho de 2024 DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo 17 de julho de 2024 DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde 16 de julho de 2024 DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política 12 de julho de 2024 DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de ‘rachadinha’ estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça 11 de julho de 2024 DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de 'rachadinha' estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça

Está no Hype

Go to Top