A 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) reprovou, nesta quinta-feira (27), as contas de 2024 da Câmara Municipal de Zabelê, no Cariri paraibano, após identificar despesas consideradas excessivas, sobretudo com produtos de higiene e limpeza.
Além da reprovação, o colegiado imputou um débito de R$ 39,9 mil ao então presidente da Casa, Vandelândio Silva Monteiro.
Entre os gastos que chamaram a atenção dos auditores estão a aquisição de 473 unidades de amaciante de roupa, 204 desodorizadores de ambiente, 439 detergentes em pó, 422 limpadores de piso, 473 limpadores multiuso, 235 inseticidas e 324 pacotes de papel higiênico.
O ex-presidente pode recorrer e apresentar justificativas na fase recursal.
Composição do julgamento
A 1ª Câmara é formada pelos conselheiros Antônio Gomes Vieira Filho (presidente), Nominando Diniz e Renato Sérgio Santiago Melo (substituto, em exercício). Nesta sessão, o quórum foi completado pelo conselheiro substituto Marcus Vinicius Carvalho Farias. O Ministério Público de Contas foi representado pela subprocuradora-geral Isabella Barbosa Marinho Falcão.
As sessões são transmitidas pela TV TCE-PB, no canal oficial do Tribunal no YouTube.

