Tesoura do governo Lula atinge e exonera mais um paraibano indicado pelo Centrão

A portaria com a exoneração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou mais um paraibano de um cargo na administração federal. Desta vez, deixou o posto o advogado Anderson Wilson Sampaio, que ocupava a função de diretor de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

portaria com a exoneração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

A saída de Sampaio ocorre em meio ao processo de retirada de indicados do Centrão dos cargos federais. Em agosto, o governo já havia exonerado nomes ligados ao senador Efraim Filho (União Brasil), e o movimento de substituição foi intensificado após derrotas do governo em votações no Congresso Nacional neste mês.

Anderson Sampaio estava no governo havia cinco anos, tendo ingressado ainda durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Sua nomeação para o cargo atual foi efetivada em 2023, já no primeiro ano do governo Lula.

Em entrevista ao jornalista Felipe Nunes, do Jornal da Paraíba, o ex-diretor afirmou que encerra sua missão com a sensação de dever cumprido e explicou que sua nomeação foi resultado de indicações de diferentes partidos, embora tenha preferido não citar quais.

Reorganização política e exonerações

Nos bastidores, a expectativa é de que novas exonerações ocorram nos próximos dias, atingindo outros nomes ligados ao Centrão, num movimento de reorganização política interna promovido pelo Palácio do Planalto.