TJPB cria órgão especial para julgar vice-governador, deputados, juízes e prefeitos

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) aprovou nesta segunda-feira (23) a criação de um Órgão Especial, que será responsável por julgar altas autoridades do estado, como o vice-governador, deputados estaduais, juízes, membros do Ministério Público e prefeitos. A criação do órgão faz parte de uma reforma no regimento interno do Tribunal, seguindo a Lei Complementar Estadual nº 198, de 2024.

Esse novo órgão, composto por 15 desembargadores, terá a competência de processar e julgar crimes comuns e de responsabilidade envolvendo essas autoridades, exceto os casos relacionados ao governador. A medida visa fortalecer o sistema judiciário da Paraíba, garantindo que casos envolvendo figuras públicas de alto escalão tenham um julgamento especializado e eficiente.

Além disso, o Órgão Especial também será responsável por ações diretas de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais que confrontem a Constituição do Estado.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

Chapa do governo para 2026; o candidato a governador será do PSB? 23 de novembro de 2024 Chapa do governo para 2026; o candidato a governador será do PSB? DESTAQUES: Deputado paraibano chama Bolsonaro de assassino; Panta e Jane confirmam que serão candidatos em 2026; e Wallber Virgolino votará na chapa de Adriano Galdino na ALPB? 22 de novembro de 2024 DESTAQUES: Deputado paraibano chama Bolsonaro de assassino; Panta e Jane confirmam que serão candidatos em 2026; e Wallber Virgolino votará na chapa de Adriano Galdino na ALPB? DESTAQUES: Reforma que Cícero vai fazer no seu secretariado é de olho em 2026; Dois pedidos de Aijes contra o prefeito de Alhandra; e João confirma interesse no senado 21 de novembro de 2024 DESTAQUES: Reforma que Cícero vai fazer no seu secretariado é de olho em 2026; Dois pedidos de Aijes contra o prefeito de Alhandra; e João confirma interesse no senado Por quê a sucessão presidencial para 2026 não empolga ninguém? – Por Gutemberg Cardoso 20 de novembro de 2024 Por quê a sucessão presidencial para 2026 não empolga ninguém? - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: O que está por trás da disputa pela direção da câmara de JP?; ALPB aprova data de nova eleição; e TRE libera Lauremília, Dinho e Raíssa do uso de tornozeleiras 19 de novembro de 2024 DESTAQUES: O que está por trás da disputa pela direção da câmara de JP?; ALPB aprova data de nova eleição; e TRE libera Lauremília, Dinho e Raíssa do uso de tornozeleiras

Está no Hype

Go to Top