TSE teme inscrição ‘combinada’ de mesários bolsonaristas

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) avalia que grupos de bolsonaristas possam ter combinado para se voluntariarem como mesários na próxima eleição, marcada para o domingo que vem (2).

Este ano, houve recorde de inscrições, passando de 430 mil em 2018 para 830 mil, aumento de 93%. Ao todo, 2 milhões de pessoas trabalharão nas eleições, sendo que 48% são voluntários.

Embora todos os mesários passem por treinamento e sejam repassadas a eles todas as regras sobre o dia do voto, há um receio dos técnicos do TSE de que algumas delas não sejam respeitadas por mesários bolsonaristas, a exemplo da obrigação de o eleitor entregar o celular no momento em que estiver votando.

A decisão foi anunciada no dia 25 de agosto pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE. Ele também determinou que o eleitor será impedido de acessar a urna caso desrespeite a regra. A medida visa garantir o sigilo do voto e evitar fotos ou gravações da urna eletrônica.

Menção ao termo cresce no Telegram

Grupos de bolsonaristas têm feito mais referências ao termo “mesários” em conversas no aplicativo Telegram. Enquanto em janeiro a palavra foi mencionada apenas 2 vezes, em agosto apareceu 163. Antes, só havia números acima dos dois dígitos em abril e maio, mês em que foi encerrada a inscrição voluntária de mesários. Bolsonaristas fizeram um movimento em favor da inscrição de mesários, porém a ação não ganhou força na rede pró-presidente da República.

Os 121 grupos formados por apoiadores de Bolsonaro (PL) são mapeados pelo Media Studies, da Universidade de Virginia, nos Estados Unidos.

“Gente, o mais importante é votar. Ele [Moraes] quer aumentar a abstinência de votos e criar condições para o tumulto. Deixem os celulares em casa ou, então, levem, usem o título digital e deixe a porr* do celular com o mesário”, escreve um dos bolsonaristas preocupados com a medida.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta ‘cobra’ que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados 24 de abril de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta 'cobra' que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla’s Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! 23 de abril de 2024 DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla's Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa 22 de abril de 2024 NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 22 de abril de 2024 DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70%  19 de abril de 2024 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70% 

Está no Hype

Go to Top